Chegou o momento mais aguardado do ano para todos os fãs da Apple. É esta segunda-feira, dia 9, que a ‘Empresa da Maçã’ apresentará oficialmente os seus novos produtos para a reta final de 2024 e, entre eles, estará certamente a muito esperada série iPhone 16.
A Apple não confirmou o que será apresentado neste evento - que recebeu o nome Glowtime - mas, a julgar pelos rumores que têm circulado nas últimas semanas (e até meses), há uma boa ideia do que podemos esperar. Afinal de contas, é sempre bom moderar as expectativas ao mesmo tempo que se deixa um espaço para ser surpreendido.
Falemos então do que a Apple pode apresentar esta segunda-feira e, naturalmente, é praticamente impossível não ficarmos a conhecer a série iPhone 16. Tal como aconteceu em anos anteriores, esta geração deve ser composta por quatro modelos - o iPhone 16, o iPhone 16 Plus, o iPhone 16 Pro e o iPhone 16 Pro Max.
Os rumores que têm circulado dão conta que o iPhone 16 e o iPhone 16 Plus terão ecrãs de 6,1 e de 6,7 polegadas (respetivamente), enquanto o iPhone 16 Pro ficará com um ligeiramente maior de 6,3 polegadas e o iPhone 16 Pro Max terá um de 6,9 polegadas.
Esta superioridade dos modelos Pro deve, novamente, refletir-se na potência do processador. Acredita-se que o iPhone 16 e o iPhone 16 Plus estarão equipados com uma versão ligeiramente alterada do A17 Pro da atual geração, enquanto os modelos Pro terão integrado o novo A18 Pro.
Estas alterações devem-se sobretudo à Apple Intelligence, um conjunto de funcionalidades de Inteligência Artificial (IA) com que a empresa pretende elevar a experiência do iPhone e (no processo) convencer mais dos seus fãs a embarcarem nesta geração de telemóveis.
Tirando as câmaras traseiras - que devem manter dois sensores no iPhone 16 e iPhone 16 Plus e três no iPhone 16 Pro e iPhone 16 Pro Max - há algumas novidades que serão transversais aos quatro modelos. Entre elas o facto de o botão Ação estar agora disponível para todos os modelos, assim como o novo botão Captura que também deverá ajudar a melhorar a experiência de tirar fotografias e gravar vídeo.
No que diz respeito a outras novidades da Apple, a empresa deverá aproveitar este evento para desvendar uma nova versão do modelo de entrada do iPad - o qual teve direito à última atualização no outono de 2022. Naturalmente, esta atualização deverá ter direito a um processador mais avançado.
A mesma atualização deverá verificar-se na sexta geração do iPad mini, o qual também é esperado para este evento Glowtime. A última vez que tivemos direito a um iPad mini foi em 2021 mas, de acordo com as informações que têm circulado, ainda não será desta que este modelo de menores dimensões do tablet terá direito a um ecrã OLED.
Os aficionados pelo Apple Watch devem ter um pouco mais sorte. Os rumores indicam que o Apple Watch Series 10 (ou Series X) deverá ter algumas mudanças de design que tornarão o relógio mais fino e o mostrador maior.
O departamento das funcionalidades também deverá ter algumas novidades, sob forma de uma opção capaz de detetar apneia do sono - o qual será capaz de avaliar a gravidade e até recomendar que o utilizador consulte ajuda especializada. Há também quem acredite que a Apple aproveite esta geração do Apple Watch para introduzir o muito aguardado sensor de hipertensão.
Por fim, é esperado que o Glowtime seja o momento escolhido para a Apple desvendar novidades no seu alinhamento de fones sem fios.
Os AirPods 4 devem ter direito a um grande destaque e assumir a forma de uma versão mais acessível e de um modelo mais completo - com este último a ter cancelamento ativo de ruído e suporte para o sistema Find My na caixa/carregador. Naturalmente, a qualidade de som e bateria devem ter direito a melhorias em relação aos modelos anteriores.
Os auscultadores AirPods Max devem também merecer uma atualização. O modelo existente foi lançado em dezembro de 2020 e, apesar do preço elevado, têm conquistado cada vez mais popularidade.
A confirmar-se, os novos AirPods Max contarão com ligação USB-C, melhor qualidade de áudio, autonomia de bateria e também uma tecnologia de cancelamento de ruído superior. Além disso, este novo modelo deverá ajudar a tornar os primeiros AirPods Max mais acessíveis.
Estes são todos os rumores que têm sido partilhados com mais frequência nos últimos meses e que ‘pintam’ um cenário mais provável do que será possível esperar. Ainda assim, e tratando-se da Apple, não colocaríamos de parte a possibilidade de estarem reservadas uma ou duas surpresas.
O evento começará a ser transmitido às 18:00 (hora de Lisboa) e poderá acompanhar a transmissão em direto a partir do site oficial da Apple.
Leia Também: Vai comprar o iPhone 16? Relatório indica que será por um destes motivos