Tiktok tem sido "super transparente" sobre as eleições na Roménia

O Tiktok tem sido "super transparente" sobre as eleições presidenciais na Roménia, defende o responsável de relações governamentais para o Sul da Europa, sublinhando que o projeto Clover é "sinal claro" da preocupação com a segurança dos utilizadores.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
20/12/2024 14:11 ‧ há 5 horas por Lusa

Tech

TikTok

"Temos sido super transparentes e abertos à conversa não só com as instituições romenas, mas também, claro, com as instituições europeias e por isso penso que temos muitas pessoas que estão preocupadas sobre isso", enfatizou Enrico Bellini, ('head of government relations') num encontro com jornalistas em Lisboa.

 

Na terça-feira, a Comissão Europeia abriu um processo formal contra a plataforma Tiktok por suspeitas de violação da integridade das eleições na Roménia.

De acordo com um comunicado, o executivo comunitário suspeita que a Tiktok não tenha cumprido a sua obrigação de "avaliar e atenuar adequadamente os riscos sistémicos ligados à integridade das eleições, nomeadamente no contexto das recentes eleições presidenciais romenas de 24 de novembro".

Considerando que é importante entender o que aconteceu nas eleições presidenciais romenas "e aprender com isso", Enrico Bellini salientou que a plataforma de vídeos curtos tem sido transparente neste âmbito.

"Estamos em contacto com eles porque entendemos que existe um caminho onde precisamos trabalhar e precisamos colaborar. Esperamos poder esclarecer todas as dúvidas que houver sobre esse assunto", rematou, sem entrar em detalhes.

No encontro com jornalistas em Lisboa, Enrico Bellini abordou a importância do projeto Clover, que representa um investimento de 12 mil milhões de euros em segurança de dados europeia do TikTok nos próximos dez anos.

O primeiro 'data center', que tinha sido anunciado em 2022 começou a operar no ano passado, altura em foram ainda anunciados mais dois centros de dados, um em Dublin e outro na região de Hamar, na Noruega, que também já está em funcionamento.

O projeto Clover "é um projecto de topo que está na base de todos os nossos esforços, em geral", e "se não tiver certeza sobre a segurança dos seus dados, se houver preocupação nesta área, é realmente difícil construir confiança", prosseguiu.

Enrico Bellin manifestou por várias vezes a "colaboração total" da plataforma de partilha de vídeos curtos e recordou que o TikTok tratou de 150 eleições.

Em particular, no que diz respeito à Roménia, "penso que um facto que é importante destacar é o de termos 95 moderadores que falam romeno, o que é na verdade o número mais elevado na indústria".

E, além disso, "aumentámos os nossos recursos e adicionámos mais de 120 especialistas no assunto em toda a empresa que estão agora a trabalhar e trabalharão cada vez mais nas eleições".

No âmbito do projeto Clover, o TikTok contratou o grupo NCC, uma das principais empresas europeias de cibersegurança, como fornecedor independente de segurança.

"O contrato que nós, NCC, temos com o TikTok explicitamente permite-nos reunir com entidades governamentais, autoridades de cibersegurança nacionais e reguladores de proteção de dados" sobre o projeto, assegurou Stephen Baily, do NCC Group.

No encontro, Enrico Bellini reforçou que a rede social acredita "fortemente" na literacia mediática.

"Acreditamos que precisamos de garantir que os nossos utilizadores não são enganados para que possam entender, nomeadamente na altura das eleições", sublinhou.

Questionado sobre o que a o TikTok aprendeu após 150 eleições, a resposta foi que se trata de um processo inacabado.

Mas "estamos absolutamente mais equipados do que anos antes porque aprendemos muito", salientou.

Leia Também: TikTok tem mais de 3 milhões de utilizadores ativos em Portugal

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas