O cofundador e ex-CEO da Microsoft, Bill Gates, admitiu em entrevista à CNBC que não tem soluções para lidar com desinformação e que este é um problema que terá de ser resolvida pelas gerações mais novas.
“A desinformação é aquele tema tema em que eu tive de apostar e dizer: ‘Ok, entregamos este problema à geração mais jovem”, notou Gates. Serve recordar que o filantropo também foi alvo de desinformação durante a pandemia de Covid-19, um assunto sobre o qual já falou no passado.
Apesar de considerar a desinformação um problema que deve ser resolvido, o fundador da Microsoft enalteceu a importância da liberdade de expressão.
“Deveríamos ter liberdade de expressão. Mas se estás a incitar à violência, se estás a fazer com que as pessoas não tomem vacinas, onde estão esses limites?”, questionou-se Gates. "Mesmo os EUA deviam ter regras e depois, se tiverem regras, quais são elas? Existe alguma IA que codifique essas regras? Tem milhares de milhões de informações falsas em atividade e, se as apanhares um dia depois, o dano já existe”.