A SpaceX terá de aguardar um pouco mais para realizar o seu quinto voo de teste com o foguetão Starship e, ao que parece, a empresa de Elon Musk não está satisfeita.
Numa publicação partilhada no respetivo blogue oficial, a SpaceX nota que a Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA só deve dar ‘luz verde’ a este teste do Starship no final de novembro.
“Recentemente recebemos da FAA uma estimativa da data da licença de lançamento para o final de novembro”, pode ler-se na publicação da SpaceX. “Trata-se de um atraso de mais de dois meses em relação à data previamente comunicada de meados de setembro. Este atraso não se baseou numa nova preocupação de segurança, mas sim motivado por análises ambientais supérfluas”.
Apesar de admitir que estas preocupações ambientais têm o seu lugar e servem um “propósito nobre”, a SpaceX considera que estes motivos “não são razoáveis e são exasperantes”.
Mais ainda, a SpaceX afirma que está “presa numa realidade em que a papelada do governo para licenciar um foguetão demora mais do que construir o equipamento” propriamente dito.
Leia Também: SpaceX fez história com Polaris Dawn e partilha fotografia (deslumbrante)