"A escassez de talento qualificado, especialmente nas áreas de IA, análise de dados, cibersegurança e desenvolvimento de software, é uma das principais barreiras ao crescimento do setor em Portugal", afirmou Gabriel Coimbra, responsável ('country manager') da IDC Portugal no evento IDC Directions 2024, que hoje termina, no Centro de Congressos do Estoril (Lisboa), citado em comunicado.
E prosseguiu: "Prevemos que a procura por profissionais nestas áreas aumente significativamente nos próximos anos".
Além da carência de profissionais qualificados na área de IA, a consultora acredita que a análise de dados (com um crescimento de 11% ao ano, entre 2024 e 2026), cibersegurança (10% ao ano) e desenvolvimento de 'software' (8% ao ano) serão as outras categorias onde a procura por talento irá aumentar.
A consultora refere ainda que as organizações portuguesas devem investir 13.900 milhões em tecnologia este ano. E que estão a intensificar os seus investimentos em tecnologia, refletindo um movimento global de transformação digital e inovação.
Com base na pesquisa realizada pela IDC Portugal, o investimento total das organizações portuguesas em tecnologia e telecomunicações deverá aumentar 6,9% em 2024.
Este crescimento é impulsionado por várias tendências, incluindo a migração para a nuvem ('cloud'), modernização das infraestruturas tecnológicas, cibersegurança, e o crescente interesse em Inteligência Artificial (IA) e Big Data.
Leia Também: Seis em cada dez portugueses confiam no impacto positivo da IA