Europa Clipper. Será lançada hoje uma das missões mais relevantes da NASA
A Europa Clipper poderá dar aos cientistas “provas científicas definitivas do potencial de mundos habitáveis para além do nosso planeta”.
© NASA
Tech Espaço
Depois de adiar o lançamento da Europa Clipper devido à passagem do furacão Milton, a NASA e a SpaceX estão a preparar-se para descolar a missão espacial nesta segunda-feira, dia 14.
O lançamento do foguetão Falcon Heavy com a Europa Clipper seguirá viagem a partir do Centro Espacial Kennedy da NASA no estado da Florida, EUA, e poderá assistir em direto à descolagem a partir do canal de YouTube da agência espacial norte-americana (abaixo). A transmissão começará às 16:00 e a descolagem está prevista para pouco depois das 17:00 (hora de Lisboa).
O objetivo da Europa Clipper é estudar com mais detalhe a lua Europa (uma das maiores de Júpiter), com a chegada da sonda a estar marcada para 2030. A missão, que terá custado cerca de 4,57 mil milhões de euros, tem como objetivo saber mais sobre a superfície da Europa e que, há milhões de anos, pode ter reunido as condições para sustentar o aparecimento de formas de vida.
“Se pensarmos em toda a água aqui na Terra e depois a duplicarmos, é a quantidade de água que pensamos que pode existir na Europa”, disse a chefe de ciência espacial da Agência Espacial do Reino Unido, Caroline Harper ao The Guardian. “A água é essencial à vida tal como a conhecemos e, se queremos encontrar vida noutro local do Sistema Solar, é muito provável que seja numa lua gelada como esta. A missão Europa Clipper procurará descobrir se Europa é um local habitável que possa sustentar vida no enorme oceano sob a sua superfície gelada”.
“É entusiasmante pensar que na próxima década poderemos ter provas científicas definitivas do potencial de mundos habitáveis para além do nosso planeta”, adiantou Harper.
Leia Também: SpaceX apanhou foguetão com 'braços' mecânicos. Veja o vídeo
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com