Mais de 30 anos depois do lançamento do primeiro satélite português, o PoSAT-1, parece que uma empresa nacional está finalmente pronta para lançar a ‘segunda geração’ para o Espaço.
A empresa portuguesa LusoSpace adiantou ao Jornal Económico que um dos dois novos satélites portugueses - o PoSAT-2 - seguirá para o Espaço a 16 de janeiro de 2025, a bordo de um dos foguetões Falcon 9 da SpaceX de Elon Musk. O lançamento terá lugar na Base Espacial de Vandenberg na Califórnia, nos EUA.
Sabe-se que este satélite terá como objetivo criar uma ‘constelação’ de satélites focados em comunicação marítima e que o diretor-executivo da LusoSpace, Ivo Yves Vieira, afirma ter o objetivo de criar “o Waze dos oceanos”.
“São satélites que permitem receber a posição dos navios e distribuí-los pela comunidade, de forma a evitar colisões e criar serviços à volta disso”, afirma o executivo.
Conforme referido à Lusa em julho, a LusoSpace tem como objetivo lançar até 12 destes satélites. No caso do PoSAT-2, o lançamento chegou a estar previsto para outubro deste ano.
Leia Também: Imagens de satélite mostram erupção na Islândia, perto da Lagoa Azul