Virtuoso Max. Estes auscultadores da Corsair estão cheios de 'virtudes'

Estes novos auscultadores estão equipados com cancelamento de ruído, bateria duradoura e a habitual atenção ao detalhe da marca para design e conforto.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Corsair

Miguel Patinha Dias
06/12/2024 12:39 ‧ 06/12/2024 por Miguel Patinha Dias

Tech

Análise

Os aficionados por videojogos sabem bem que não há falta de opções no que diz respeito a auscultadores na categoria de videojogos. No entanto, esta ‘fartura’ serve sobretudo para nos fazer ver quando estamos diante de uma proposta de qualidade.

 

O caso dos Virtuoso Max, os mais recentes auscultadores da Corsair que apresentam uma experiência ‘premium’ em praticamente todos os departamentos. Seja qualidade de som, conforto ou funcionamentos, bastam algumas horas passadas na companhia dos Virtuoso Max para sabermos que estamos perante uma proposta cheia de… ‘virtudes’.

Comecemos então pelo design e escolha de materiais. A escolha de alumínio dá aos Virtuoso Max um ‘look’ mais sóbrio e que permite até que sejam usados fora do ambiente de ‘gaming’. A maioria dos auscultadores para este segmento costuma ser mais ‘arrojado’, com design agressivo e cores berrantes.

Notícias ao Minuto© Corsair  

A Corsair decidiu seguir uma abordagem diferente e que fará com que não seja olhado de lado caso decida usar estes Virtuoso Max fora de casa. Mais ainda, o ‘braço’ que une os dois ‘cups’ é conta com uso de pele (ou um material semelhante) que adiciona um pouco mais de elegância. Os Virtuoso Max estão disponíveis em prateado e negro, sendo esta última o modelo que foi enviado ao Notícias ao Minuto pela Corsair.

Os ‘pads’ dos auscultadores são confortáveis e suficientemente ergonómicos para permitir que sejam usados durante longos períodos de tempo. No interior dos ‘cups’, é possível encontrar tecido onde se encontra um grande ‘L’ ou ‘R’ e que nos permite saber rapidamente se um ‘cup’ diz respeito ao lado esquerdo ou direito. Um pormenor simples, mas muito útil.

Os Virtuoso Max têm ainda alguns botões à volta dos dois ‘cups’. Do lado esquerdo é possível encontrar um pequeno ‘slider’ para desligar, ligar o modo wireless e também emparelhar com um dispositivo Bluetooth - sendo que mais ‘abaixo’ está uma entrada USB-C onde podemos conectar o microfone que é adquirido em conjunto. No ‘cup’ direito encontramos um botão personalizável ao gosto do utilizador, outro botão’ e ‘slider’ para reproduzir/pausar uma faixa ou passar para a seguinte e mais uma entrada USB-C para recarregar os Virtuoso Max.

Notícias ao Minuto© Corsair  

Algo que pode passar despercebido num primeiro momento são os dois ‘anéis’ em torno de cada um dos ‘cups’ e os quais permitem controlar o volume do jogo ou música que estiver a ser reproduzido. Mais interessante ainda, é o facto de cada um poder controlar o volume de dois pontos de origem diferente - um transmitido através do ‘dongle’ incluído e outro por via de Bluetooth.

Esta é, na verdade, um dos aspetos mais positivos dos Virtuoso Max. O facto de conseguirmos ligar os auscultadores a dois pontos diferentes significa não só que conseguimos estar a jogar e atender o telemóvel em simultâneo, como também estarmos em ambiente profissional a fazer chamadas pelo telemóvel enquanto trabalhamos no computador.

A versatilidade dos Virtuoso Max é algo que está bem patente não só no design e nas funcionalidades, como também na qualidade da experiência ‘premium’ que oferecem. Estes auscultados têm som de elevada qualidade, tecnologia de cancelamento de ruído (incluindo um modo de transparência), baixa latência com ligação sem fios de 2.4Ghz e também suporte para Dolby Atmos.

Notícias ao Minuto© Corsair  

Uma palavra ainda para a bateria, um departamento sempre importante para auscultadores sem fios e no qual os Virtuoso Max acabam por passar com distinção. A Corsair afirma que os auscultadores têm uma autonomia para até 60 horas com um único carregamento mas, durante a nossa utilização, conseguimos passar dois a três dias a usar os Virtuoso Max durante horas a fio sem ter de pensar em recarregá-los. Mesmo que o cancelamento de ruída possa consumir um pouco mais de energia, não teríamos problemas em recomendar esta proposta da Corsair para uma viagem de avião de média distância.

A juntar-se a este belo pacote está uma pequena mala de transporte da Corsair, a qual permite acomodar os Virtuoso Max e levá-los em viagem em segurança e sem qualquer risco para a integridade. É comum os auscultadores ‘premium’ incluírem uma forma de transporte mas, na maioria dos casos, os utilizadores têm direitos a apenas sacos, sendo que neste caso se trata de uma mala mais rígida e que oferece mais garantias de segurança.

Em ‘cima’ disto tudo temos ainda o software da Corsair, o iCUE. Apesar de alguns problemas técnicos durante o período de teste dos Virtuoso Max, foi possível experimentar algumas funcionalidades e perceber que estes auscultadores têm muito mais para descobrir no que diz respeito a ‘software’.

Notícias ao Minuto© Corsair  

Além de ser possível criar perfis de áudio, a funcionalidade SoundID permite personalizar o som que sai dos Virtuoso Max, programar a utilização dos já referidos ‘anéis’ e também personalizar a iluminação RGB presente em cada um dos ‘cups’.

Tudo somado, os Virtuoso Max apresentam-se como auscultadores ‘premium’ cheios de pontos positivos. Poderá argumentar que, com um preço de 329,99 euros na loja oficial, seria difícil não ser assim mas, dada a ‘fartura’ de opções no mercado dentro deste segmento, esta é uma sem dúvida uma das escolhas mais seguras que poderá fazer.

Pode ver acima algumas imagens dos Virtuoso Max da Corsair.

Leia Também: Auscultadores da Apple sem novo modelo no 'horizonte'

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas