A Indonésia decidiu proibir a venda da série iPhone 16 no final de 2024, argumentando que a Apple falhou em cumprir os compromissos de investimento no país. Agora, mesmo que a Apple tenha prometido investir mil milhões de dólares (970 milhões de euros) no país, parece que o governo local tem planos mais ambiciosos.
Conta a Reuters que, agora, o ministro da Indústria da Indonésia, Agus Gumiwang Kartasasmita, pretende que a Apple construa no país uma fábrica dedicada à produção de componentes para o iPhone.
A publicação refere que o ministro tem tido várias reuniões com executivos da Apple e que estas negociações até já tinham chegado à solução de construir uma fábrica de localizadores AirTags. No entanto, estas instalações são um tema separado, disse o ministro.
“Não há uma base para o ministério emitir uma certificação para que a Apple tenha permissão para vender o iPhone 16 porque (as instalações) não têm relações diretas”, afirmou o ministro, indicando que o investimento deve aplicar-se a componentes para o iPhone.
Leia Também: Apple pode vir a ajudá-lo a organizar jantar de amigos ou aniversários