Telemóvel bom e barato? Estas são as 4 dicas de que precisa

Uma forma de estar mais informado na hora de comprar um novo dispositivo móvel.

Notícia

© Shutterstock

Miguel Patinha Dias
18/12/2024 09:16 ‧ há 4 horas por Miguel Patinha Dias

Tech

Telemóvel

Comprar um telemóvel é sempre um processo que começa com a escolha de considerar a compra de um iPhone ou seguir com um dispositivo Android sendo que, se for para esta segunda escolha, terá em mãos uma tarefa que se adivinha algo trabalhosa.

 

Além de todas as marcas e modelos que tem disponíveis no mercado, a compra de um telemóvel Android deve levar ainda em conta as especificações do equipamento de forma a avaliar o que terá em mãos. Em cima disto terá ainda o preço que, não tendo recursos financeiros ilimitados, é sempre uma questão e leva-nos sempre a querer gastar o mínimo possível.

Posto isto, o site TechTudo decidiu fazer uma lista com os quatro ‘departamentos’ técnicos de um telemóvel a que deve prestar atenção quando estiver a comparar modelos. Se os levar em conta, é certo que conseguirá adquirir um modelo barato sem colocar em causa as suas exigências no que diz respeito a desempenho.

Posto isto, veja abaixo os elementos mais importantes a que deve estar atento:


Processador

O principal componente de um telemóvel é, claro, o mais importante elemento a ter em conta. Processadores desenvolvidos pela Qualcomm (Snapdragon) e MediaTek (Dimensity) são geralmente boas opções mas, caso queira ir um pouco mais ‘fundo’, deve ainda ter procurar ter o maior número possível de Gigahertz (GHz) e de núcleos, assim como o mínimo possível nanómetros (nm).


Armazenamento e memória RAM

Quanto maior for o armazenamento interno, mais ficheiros multimédia poderá ter instalados no telemóvel. Este é um elemento cuja importância variará de acordo com o seu uso de armazenamento via ‘cloud’ ou se o telemóvel em questão conta com a possibilidade de acrescentar um cartão microSD - expandindo assim a capacidade de armazenamento.

No caso da memória RAM, este é uma especificação que se reflete na capacidade do telemóvel em lidar com múltiplas tarefas em simultâneo. Por exemplo, uma menor capacidade da memória RAM pode resultar em experiências menos fluídas com videojogos. Genericamente falando, atualmente um bom telemóvel deverá ter no mínimo 6GB de RAM.


Bateria e velocidade de carregamento

A bateria é sempre uma questão ‘quente’ entre quem compra novos telemóveis. Quanto maior for a capacidade da bateria, maior será (naturalmente) a autonomia do telemóvel. Modelos com 5.000mAh, por exemplo, costumam assegurar energia suficiente para uma utilização diária sem necessidade de estar sempre a olhar para o nível de bateria.

Se não quiser dar importância à capacidade da bateria, pode sempre compensar com uma velocidade de carregamento rápido superior. Um telemóvel com capacidade de carregamento rápido de 15W carregará sempre mais lentamente do que um com 25W, com o carregador a também ter de suportar esta velocidade.


Câmaras

Quando se compara câmaras de telemóvel é comum olhar apenas para a quantidade de megapixels (MP) mas, a verdade, é que há muitos mais elementos a ter em conta. Por exemplo, o sensor deve tão grande quanto possível de forma a entrar mais luz em ambientes pouco iluminados. O tamanho do sensor é identificado por um “1/” seguido de um número e, quanto menor for esse número, maior será um sensor.

De igual forma, deverá procurar ter um telemóvel com tanto tipo de sensores quanto possível - uma vez que esta seleção mais vasta lhe dará um maior leque de opções no que diz respeito a tipos de fotografias. Sensores ultra grande angulares (ultra wide), teleobjetivas (telephoto) ou curta distância (macro), são alguns dos que deverá estar atento. Estabilização ótica e capacidade do zoom também são outros detalhes a ter em conta.

Leia Também: Enjoa em viagens? Conheça a opção do iPhone que lhe vai 'salvar' a vida

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas