A empresa responsável pela marca de bolachas Oreo e Chips Ahoy, a Mondelēz, admitiu que tem usado uma ferramenta de Inteligência Artificial (IA) para gerar ideias para novos produtos.
Uma reportagem sobre a Mondelēz publicada pelo The Wall Street Journal nota que a ferramenta começou a ser desenvolvida em 2019 e consegue gerar ideias com descrição de sabor, sensações, aroma e também aparência. “A ferramenta considera ainda parâmetros como o custo dos ingredientes, o seu impacto ambiental e perfil nutricional”, pode ler-se na publicação norte-americana.
A empresa nota, no entanto, que não quer que as receitas geradas por esta IA se afastem em demasia dos produtos mais reconhecíveis das respetivas marcas. Naturalmente, estas receitas ainda passam pelos habituais processos de teste e são provas.
Ainda assim, a Mondelēz sublinha que este processo acelerou de forma significa a produção de novas receitas. Se anteriormente as receitas eram criadas por tentativa e erro, esta ferramenta de IA ajudou a tornar o processo quatro a cinco vezes mais rápido.
Leia Também: BBC responsabiliza Apple por notificação falsa gerada por IA