O serviço de mensagens proporcionado pela SpaceX chegou à Nova Zelândia, com a One NZ a ser a primeira operadora de telecomunicações em todo o mundo a contar com um serviço de mensagens com recurso aos satélites Starlink. Chama-se One NZ Satellite TXT.
Serve notar, no entanto, que este serviço conta com algumas limitações, nomeadamente o facto de apenas estar disponível para quatro telemóveis: o Samsung Galaxy Z Fold 6, o Samsung Galaxy Z Flip 6, o Samsung Galaxy S24 Ultra e o Oppo Find X8 Pro. Acredita-se que mais dispositivos se tornem compatíveis ao longo do próximo ano.
Notar ainda que as mensagens demoram um pouco mais a ser enviadas do que é habitual. Como conta a One NZ, a maioria das mensagens são enviadas e recebidas dentro de três minutos, mas a operadora adianta que em alguns casos a demora pode ser superior a dez minutos.
“Continuamos a testar as capacidades do One NZ Satellite TXT e este é um serviço de arranque que irá melhorar. Por exemplo, as mensagens de texto demoram mais tempo a ser enviadas, mas tornam-se mais rápidas com o tempo”, afirma a operadora neozelandesa.
Leia Também: UE aprova 'constelação' de satélites para rivalizar com Starlink de Musk