Meta estuda o impacto da extinção do seu programa de fact checking

A Meta tem um estudo de impacto "em curso" sobre o fim do seu programa de verificação de factos, que afeta, por enquanto, apenas os EUA, disse à AFP a responsável do Governo francês pelos Assuntos Digitais.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
08/01/2025 18:22 ‧ há 14 horas por Lusa

Tech

Meta

"Asseguraram-nos que tencionam respeitar as nossas regras e que têm em mente este estudo de impacto, que está em curso", disse a governante, Clara Chappaz, à AFP.

 

"A Europa está em condições de pedir um estudo (...) para compreender o impacto nos utilizadores e garantir que a moderação continua a ser de alta qualidade", acrescentou ainda a responsável francesa.

O Regulamento dos Serviços Digitais (DSA) exige que as grandes plataformas efetuem uma análise de risco antes de lançarem qualquer novo serviço na Europa e que implementem medidas de mitigação de risco, se necessário.

"De momento, ainda não decidiram o calendário europeu", garantiu Clara Chappaz.

No entanto, a Meta enviou uma primeira análise de risco à Comissão Europeia na terça-feira, na sequência das declarações de Mark Zuckerberg.

Embora a análise de risco seja apenas um marco legal, não deixa de ser uma questão delicada, uma vez que a Comissão Europeia já emitiu avisos às empresas tecnológicas que não cumpriram a legislação.

Em abril, a Comissão emitiu uma advertência ao TikTok, solicitando à plataforma que apresentasse, no prazo de 24 horas, uma avaliação de risco da implantação de um mecanismo de recompensa na sua aplicação TikTok Lite, que entretanto foi definitivamente arquivada na União Europeia (UE).

Leia Também: Meta permitirá que mulheres sejam descritas como "propriedade" (e não só)

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas