EUA decidem a favor de proibição do TikTok (que pode ser 'para já')

O Departamento de Justiça explicou que a aplicação deveria ficar inviável, mas não 'desaparecer' dos telemóveis. Ainda assim, proibição pode entrar em vigor já este fim de semana. A administração Trump, que começa na segunda-feira, dia 20, dizia que queria negociar uma solução para os 170 milhões de utilizadores.

Notícia

© Dominika Zarzycka/NurPhoto via Getty Images

Notícias ao Minuto
17/01/2025 15:37 ‧ há 6 horas por Notícias ao Minuto

Tech

TikTok

O Supremo Tribunal dos Estados Unidos decidiu, esta sexta-feira, a favor da proibição do TikTok nos Estados Unidos - que pode entrar em vigor já este fim de semana, a partir do dia 19.

 

Segundo avança a imprensa norte-americana, a decisão foi tomada por unanimidade.

A imprensa esclarece ainda que a proibição não se aplica se a empresa sediada na China for vendida, o que não parece "iminente", segundo escreve a Associated Press.

Note-se que a decisão foi tomada numa altura de mudança na presidência dos Estados Unidos, com o presidente-eleito, Donald Trump, a garantir que iria negociar uma solução.

Segundo os especialistas ouvidos pela AP, a aplicação não deverá desaparecer dos telemóveis quando a lei entrar em vigor a 19 de janeiro. Por outro lado, poderão verificar-se problemas com a instalação, assim como atualizações. Segundo o Departamento da Justiça referiu em processos judiciais, isso acabará por tornar a aplicação inviável.

Dia 19 é o último dia em que Joe Biden está no cargo e, de acordo com a Associated Press, este já garantiu que não iria aplicar a lei - e, consequentemente, deixar inutilizável a aplicação.

Note-se ainda que no dia seguinte, a 20 de janeiro, o CEO do TikTok, Shou Zi Chew, vai estar presente na tomada de posse de Trump.

A lei a que o Supremo deu agora 'luz verde' foi primeiramente aprovada o ano passado. Cerca de cerca 170 milhões de utilizadores usam a aplicação nos Estados Unidos.

[Notícia atualizada às 15h55]

Leia Também: Suspensão do TikTok cancelada? Futuro da app nas mãos de Trump

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas