O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou esta semana - pouco depois da sua tomada de posse - que vai avançar com um investimento em Inteligência Artificial (IA) no valor de 500 mil milhões de dólares. A iniciativa conta com o apoio de algumas empresas e, entre elas, a OpenAI de Sam Altman.
Apesar de ser um dos grandes apoiantes do investimento nesta tecnologia, Elon Musk mostrou-se pessimista com a iniciativa e teceu críticas ao projeto pouco depois do anúncio - indicando até que os empresários envolvidos não tinham o dinheiro necessário. Esta acusação levou a uma resposta de Altman com direito a ‘farpa’, tornando-se assim mais um capítulo na história de conflito entre os dois empresários.
Questionado sobre esta atitude de Musk, Trump contou aos jornalistas da Casa Branca que a atitude do magnata (e membro da administração) se deve ao facto de “odiar” uma das pessoas envolvidas no projeto.
Atendendo ao historial de animosidade entre Altman e Musk, acredita-se que o fundador da OpenAI seja o ‘alvo’ da ira do dono da Tesla e da SpaceX.
“Ele odeia uma das pessoas [nesta iniciativa]”, contou Trump. “Falei com o Elon [Musk]... Na verdade falei com todos eles. As pessoas neste negócio são todas muito, muito inteligentes e, entre elas, está uma pessoa que por acaso ele odeia. Mas eu também tenho certos ódios com pessoas”.
Serve recordar que Elon Musk foi um dos cofundadores da OpenAI e, depois de ter saído da empresa de IA, formou a sua própria tecnológica dedicada ao desenvolvimento da tecnologia. Entretanto, Musk tem procurado impedir, por via de processos judiciais, que a OpenAI faça a transição de uma organização sem fins lucrativos para uma empresa privada que visa o lucro.
Leia Também: Papa Francisco adverte para riscos da IA na "crescente crise da verdade"