Cerca de uma centena de países marcam presença na cimeira de Paris de IA

Cerca de uma centena de países deverão participar na cimeira mundial de inteligência artificial (IA) de Paris, que decorre entre segunda e terça-feira, com os Estados Unidos a serem representados pelo vice-presidente J.D. Vance.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
07/02/2025 14:03 ‧ há 3 horas por Lusa

Tech

Inteligência Artificial

Marcada para 10 e 11 de fevereiro, a cimeira, que é co-organizada com a Índia, tem eventos desde quinta-feira que antecedem o encontro em Paris com mesas redondas sobre investigação científica, questões sobre a confiança na IA e os potenciais perigos, entre outros tópicos.

 

Além de J.D. Vance, estarão também presentes na cimeira o vice-primeiro-ministro chinês, Zhang Guoqing, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e ainda o ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Olaf Scholz, entre outros nomes que estão a ser confirmados.

Ainda persiste a incerteza sobre a presença do dono da rede social X, Elon Musg, e sobre o fundador da 'startup' chinesa DeepSeek, Liang Wenfeng, com o qual o Eliseu tem estado em "discussões".

As ambições francesas com este evento são numerosas e espera reunir milhares de participantes, entre líderes políticos e especialistas, para debater os usos concretos da IA e os seus grandes riscos.

França aspira desenvolver um "mapeamento da governação desta tecnologia, promover a visão de uma IA mais "ética", "acessível" e "frugal", e promover a soberania europeia nesta área.

As reuniões continuarão no sábado e no domingo, com dois dias dedicados à IA na cultura, antes de um dia de reuniões diplomáticas na segunda e terça-feira e um "dia útil" na terça-feira na Estação F, a incubadora de 'startups' fundada pelo bilionário francês Xavier Niel, ele próprio um ator tecnológico.

Leia Também: França acolhe 'data center' de IA em parceria com Emirados Árabes Unidos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas