Estações de base 5G sobem 24% para 13.089 com entrada da Digi

O número de estações de base 5G instaladas em Portugal subiu 24% no quarto trimestre, face aos três meses anteriores, para 13.089, com a entrada do quarto operador Digi, divulgou hoje a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).

Notícia

© Shutterstock

Lusa
07/02/2025 16:25 ‧ há 3 horas por Lusa

Tech

Digi

Segundo os dados da implementação das redes 5G, no último trimestre de 2024, "de acordo com a informação reportada pelos quatro operadores, o número de estações de base instaladas no território nacional com tecnologia 5G ascendia a 13 089 estações".

 

Isto representa um aumento de "24% do número de estações face ao indicado no final do trimestre anterior", adianta o regulador, referindo que esta subida, "significativamente superior ao registado nos últimos trimestres, deve-se essencialmente à inclusão das estações base do mais recente operador e que veio também disponibilizar uma oferta comercial 5G".

As estações de base 5G estavam, no final de dezembro, espalhadas por 308 concelhos (a totalidade dos concelhos no país) e em 2.259 freguesias (73% das freguesias no país).

"Se, por um lado, estes indicadores vêm comprovar o crescimento das redes 5G em Portugal, por outro, releva-se que não existe uma distribuição homogénea ao longo do território, verificando-se que é ao longo da faixa litoral ocidental, principalmente entre Viana do Castelo e Setúbal, e da faixa litoral meridional (Algarve), que a concentração do número de estações é maior", aponta a Anacom.

Por operador, a NOS era o que tinha mais estações de base 5G instaladas (4.786), sendo seguida pela Vodafone (4.611), pela Digi (2.130) e pela Meo (1.562).

Por variação do número de estações instaladas por operador, face ao trimestre anterior, "a Vodafone cresceu 7,8% (+ 335 estações), a Meo 1,7% (+26 estações) e a NOS 0,1% (+ 6 estações)", enquanto a Digi não tinha oferta comercial no terceiro trimestre.

"O número de concelhos em que cada um dos três operadores históricos possui estações instaladas é muito semelhante", refere a Anacom.

A NOS e a Vodafone têm estações de base 5G instaladas na totalidade dos concelhos existentes no país (308) e a Meo está presente em 307 concelhos, aumentando a sua presença em dois concelhos em relação ao período anterior.

Em dezembro último, "apenas o concelho de Mesão Frio não dispunha de estações de base instaladas pelos três operadores históricos, porquanto os concelhos de Pedrógão Grande e de Resende passaram a dispor de estações 5G instaladas por esses três operadores".

No quarto trimestre, a Digi estava presente em 240 concelhos.

"A área total das freguesias onde não existem estações 5G representa 12,9% do território nacional e, de acordo com o Censos 2021, corresponde a cerca de 6,4% da população nacional", refere a Anacom, adiantando que se verifica que, "para as unidades administrativas Douro, Beiras e Serra da Estrela, Beira Baixa, Médio Tejo, Alto Alentejo, Alentejo Central, Alentejo Litoral e Baixo Alentejo, o número de estações de base 5G continua a ser significativamente inferior àquele que se verifica nas restantes regiões do país".

Continua a existir uma maioria de estações 5G (61% do total, correspondendo a 8.021 estações) localizadas em áreas predominantemente urbanas, cerca de 14% (1.852 estações) estão instaladas em áreas mediamente urbanas e 25% (3216 estações) em áreas predominantemente rurais.

A maioria das estações 5G encontram-se instaladas em freguesias que não são de baixa densidade, excluindo as das Regiões Autónomas (7.099 estações, 54% das estações), sendo que cerca de 83% das freguesias que não são de baixa densidade já dispõe de pelo menos uma estação 5G. Um terço do total (4.262 estações) estão instaladas em freguesias de baixa densidade.

No caso das freguesias das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, "a proporção daquelas que dispõem de estações 5G é de 77% (162 freguesias, mais uma do que no trimestre anterior), existindo 48 freguesias destas regiões sem qualquer estação 5G instalada".

No que respeita a utilização das faixas de frequências atribuídas aos operadores, "verifica-se uma clara preferência pelo uso das faixas dos 700 MHz e dos 3,6 GHz para a prestação de serviços com base na tecnologia 5G".

Entre estas, a faixa de frequências dos 700 MHz, a qual possibilita maior cobertura, é onde existe um maior número de estações instaladas. A faixa de frequências dos 3,6 GHz oferece uma menor cobertura mas permite uma maior capacidade comparativamente com a faixa dos 700 MHz, refere a Anacom.

"Considerando o número total de estações (2G, 3G, 4G e 5G) e contabilizando como estações separadas aquelas que incluem diferentes tecnologias, observa-se que a Vodafone é o operador com maior número de estações, com um total de 20.685 estações (34,9%)", adianta.

A NOS detém 16.913 estações (28,5%), a Meo 12.368 estações instaladas (20,8%) e a Digi conta com 9.373 estações instaladas (15,8%).

A Meo concluiu o desligamento da tecnologia 3G no dia 31 de janeiro de 2024 a nível nacional. A NOS e a Vodafone estarão atualmente em processo de desligamento da tecnologia 3G das suas redes, sendo visível um acentuado decréscimo da NOS no número de estações base 3G em relação ao trimestre anterior. Já a Digi arrancou com a sua oferta comercial sem tecnologia 3G.

[Notícia atualizada às 16h44]

Leia Também: Países da Europa, Ásia, América e Oceânia suspendem DeepSeek

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas