Mascote do Duolingo 'morreu' e até a OMS reagiu. Afinal, o que aconteceu?

Para já, desconhece-se o propósito da campanha. O que é certo é que teve o efeito esperado, ao captar as atenções da OMS, da ESA e até mesmo de Dua Lipa.

Notícia

© Getty Images

Daniela Filipe
13/02/2025 09:33 ‧ há 3 horas por Daniela Filipe

Tech

Duolingo

A mascote do Duolingo, aplicação que oferece cursos de mais de 40 línguas, ‘morreu’. A manobra de marketing, que foi dada a conhecer na terça-feira, cativou não só os internautas, mas também entidades como a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Agência Espacial Europeia (ESA) e até mesmo a cantora Dua Lipa, por quem a coruja era ‘apaixonada’. Mas, afinal, o que aconteceu?

 

“É com pesar que vos informamos que o Duo, formalmente conhecido como a coruja do Duolingo, morreu. As autoridades estão atualmente a investigar a causa da morte e estamos a cooperar plenamente. Provavelmente, morreu à espera que fizessem a vossa lição, mas que sabemos nós?”, revelou a empresa, num comunicado divulgado nas redes sociais.

A marca não se ficou por aqui, tendo reconhecido que Duo “tinha muitos inimigos”. Contudo, apelou a que os internautas se abstivessem “de partilhar as razões pelas quais o odeiam nos comentários”.

“Se se sentir obrigado a partilhar, por favor inclua também o número do seu cartão de crédito, para que possamos inscrevê-lo automaticamente no Duolingo Max [serviço de subscrição premium] em sua memória. Agradecemos o respeito pela privacidade de Dua Lipa neste momento”, complementou.

Mais tarde, os personagens Lily e Zari foram filmados a transportar o caixão de Duo, que deixaram no interior de uma carrinha de caixa aberta. Após algum suspense, a empresa deu conta de que a mascote foi atropelada por uma Tesla Cybertruck, num vídeo divulgado nas redes sociais.

Para já, desconhece-se o propósito da campanha. O que é certo é que teve o efeito esperado, ao captar as atenções da Organização Mundial da Saúde (OMS), da Agência Espacial Europeia (ESA) e até mesmo de Dua Lipa.

“#RIPDuo. Que a sua causa de morte seja identificada o mais rapidamente possível. De uma coisa temos a certeza: não é varíola, porque a doença está erradicada desde 1980”, escreveu a OMS, no X (Twitter).

A ESA, por seu turno, publicou uma fotografia de Duo a flutuar no Espaço, e assinalou que “alguém se esqueceu do fato espacial”. “Voa alto, bestie”, acrescentou.

Também a Netflix prestou homenagem à coruja, que retratou enquanto uma das personagens da série ‘Squid Game’.

Dua Lipa, que era a ‘paixão’ assumida de Duo, não deixou passar o anúncio em branco. “Até que a morte nos separe”, disse.

A aplicação apelou a que quem tenha pistas sobre a identidade do condutor que atropelou Duo se chegue à frente, mas sublinhou que “juntos, se tentarmos mesmo, podemos trazê-lo de volta”.

“Ouvimos das autoridades que a melhor maneira de canalizar a dor e desvendar mais sobre a investigação é fazer a sua lição”, apontou.

Leia Também: Ainda há dúvidas? Dua Lipa volta a exibir (enorme) anel de diamantes

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas