O realizador James Cameron, responsável por filmes como ‘Titanic’ e ‘Avatar’, marcou presença no mais recente episódio do podcast ‘Boz to the Future’ com o CTO da Meta, Andrew Bosworth, e afirmou que a Inteligência Artificial (IA) poderá ajudar a reduzir os custos de produzir um filme com estatuto de ‘blockbuster’.
Cameron considera que os realizadores e produtores de filmes devem ‘abraçar’ o uso de IA de forma a cortar custos de produção de “grandes efeitos especiais”.
“Temos de perceber como cortar os custos disso pela metade”, afirmou o realizador de acordo com o Business Insider. “Não se trata de despedir metade dos trabalhadores da empresa de efeitos especiais. Trata-se de duplicar a velocidade com que completam o trabalho em cada cena, para que a cadência seja mais rápida e o artistas possam seguir em frente e fazerem mais coisas. É essa a minha visão para isso”.
A oposição em relação à forma como os modelos de IA são treinados também foi tema de conversa, com Cameron a dizer que tal questão não deve ser motivo de discussão.
“Muita da hesitação em Hollywood e no entretenimento em geral resulta de questões com o material ser usado para como dados para treinar e quem merece o quê, proteções de direitos de autor e todas essas coisas. Acho que as pessoas estão a olhar para o assunto de forma errado. Eu sou um artista. Qualquer pessoa que seja um artista, qualquer pessoa que seja um ser humano é um modelo”, explicou.
Leia Também: Inteligência Artificial acelera a procura de mundos habitáveis