Multitasking pode até ser prático, mas encolhe a massa cinzenta

É um dos hábitos mais frequentes do dia-a-dia e fazer muitas coisas ao mesmo tempo não é apenas dinâmico, como pode também ser bastante prático. Contudo, alertam cientistas do Reino Unido, o media multitasking afeta o cérebro e faz diminuir o córtex cingulado, zona controlo das funções cognitivas e emocionais, conta o Huffington Post.

Notícia

© Reuters

Notícias Ao Minuto
30/09/2014 15:20 ‧ 30/09/2014 por Notícias Ao Minuto

Tech

Estudo

Desempenhar muitas tarefas ao mesmo tempo pode não ser benéfico para o cérebro, ou pelo menos, para o seu tamanho. Esta é a conclusão de um estudo da Universidade de Sussex, no Reino Unido, que estabelece uma relação direta entre a redução do córtex cingulado e o media multitasking (aquela ‘rotina’ de ver televisão e estar ao mesmo tempo a consultar redes sociais no telemóvel, por exemplo).

As conclusões são ainda muito preliminares, destaca o Huffington Post, mas verificou-se uma relação entre redução do tamanho da zona cerebral responsável pelo controlo das funções cognitivas e emocionais (principalmente as negativas) e o hábito de realizar muitas tarefas ao mesmo tempo.

A investigação revela que ainda não é possível afirmar uma relação causa-efeito, mas a verdade é que esta não é a primeira vez que o consumo de muita informação em simultâneo é relacionado com a redução de massa cinzenta, lê-se na publicação britânica.

Este estudo contou com a participação de 75 jovens adultos saudáveis e familiarizados com redes sociais e informática. Num primeiro momento, o grupo foi questionado sobre o tempo e frequência em que passava nos diferentes meios (televisão, computador, telemóvel, tablet, etc.), depois, foi submetido a exames cerebrais com um aparelho de ressonância magnética. Aqueles que admitiram ter mais hábitos de media multitasking apresentaram menos massa cinzenta no córtex cingulado.

Partilhe a notícia


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas