Teoria de Stephen Hawking sobre buracos negros ganha nova força

Pode ter sido comprovada a teoria de 1974 do icónico físico britânico. Experiência envolveu criar artificialmente algo de semelhante a um buraco negro.

Notícia

© NASA Goddard

Miguel Patinha Dias
17/08/2016 12:48 ‧ 17/08/2016 por Miguel Patinha Dias

Tech

Experiência

Uma das teorias mais antigas sobre buracos negros e elaborada por Stephen Hawking em 1974 ganhou nova sustentabilidade graças a uma experiência levada a cabo pelo física israelita Jeff Steinhauer. O processo envolveu criar um buraco negro acústico e pode ter provado que os buracos negros perdem massa, a chamada Radiação Hawking.

Não sendo possível criar um buraco negro como os que existem no espaço, Steinhauer procurou recriar condições semelhantes no seu laboratório ao arrefecer ondas sonoras à temperatura mais baixa possível teoricamente. Estas ondas sonoras foram posteriormente aquecidas com lasers e verificaram-se pequenas partículas de som a escaparem, o que em teoria leva a crer que matéria pode escapar também ao puxão de um buraco negro.

Ao Business Insider, Steinhauer declarou que “o motivo porque as pessoas se interessam por buracos negros e pela Radiação de Hawking não é para saber mais sobre buracos negros mas mais para testar as novas leis da física”. O físico israelita considerou ainda que a experiência é um “bom passo para tentar perceber quais são essas novas leis da física”.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas