Uma das teorias mais antigas sobre buracos negros e elaborada por Stephen Hawking em 1974 ganhou nova sustentabilidade graças a uma experiência levada a cabo pelo física israelita Jeff Steinhauer. O processo envolveu criar um buraco negro acústico e pode ter provado que os buracos negros perdem massa, a chamada Radiação Hawking.
Não sendo possível criar um buraco negro como os que existem no espaço, Steinhauer procurou recriar condições semelhantes no seu laboratório ao arrefecer ondas sonoras à temperatura mais baixa possível teoricamente. Estas ondas sonoras foram posteriormente aquecidas com lasers e verificaram-se pequenas partículas de som a escaparem, o que em teoria leva a crer que matéria pode escapar também ao puxão de um buraco negro.
Ao Business Insider, Steinhauer declarou que “o motivo porque as pessoas se interessam por buracos negros e pela Radiação de Hawking não é para saber mais sobre buracos negros mas mais para testar as novas leis da física”. O físico israelita considerou ainda que a experiência é um “bom passo para tentar perceber quais são essas novas leis da física”.