Até agora Marte era visto como o grande candidato à primeira visita de outro planeta do Sistema Solar, não só porque é o mais próximo como também fica na direção contrária ao Sol. Vénus por outro lado, ao estar mais perto, tem temperaturas demasiado elevadas para permitisse uma missão bem-sucedida. Pelo menos era assim antes de ter sido criado equipamento capaz de aguentar as altas temperaturas.
O equipamento em questão trata-se de um oscilador e fios interconetados que, combinados com silício e cerâmica, foram capazes de aguentar temperaturas equivalentes às que se acredita que existam em Vénus. Depois de submeter o oscilador ao ‘ambiente’ de Vénus durante 521 horas, os cientistas da NASA notaram que material permaneceu livre de danos.
Nota o Engadget que tendo em conta que o teste anterior às altas temperaturas de Vénus apenas havia durado pouco mais de duas horas, não há dúvida que este é um importante avanço se algum dia for realizada uma missão a este planeta.