Nos últimos meses o mercado dos tablets tem dado lugar cada vez a dispositivos híbridos conhecidos como ‘detachables’, uma tendência seguida pela Microsoft e pela Apple como os seus Surface Book e iPad Pro. A Samsung não ficará de fora com o seu novo Galaxy Book.
O dispositivo foi apresentado no evento de hoje da tecnológica sul-coreana, em Barcelona, em duas variantes diferentes. A primeira terá um ecrã FullHD de 10.6 polegadas com resolução 1920 x 1280, um processador Intel Core m3 de sétima geração dual core de 2.6GHz, 4GB de RAM com 64GB ou 128GB de armazenamento interno. Será ainda possível utilizar um cartão microSD até 256GB.
A segunda variante terá um ecrã Super AMOLED de 12 polegadas com resolução 2160 x 1440, um processador Intel Core i5 de sétima geração dual corede 3.1GHz, com 4GB de RAM + disco SSD de 128GB armazenamento internto ou 8GB de RAM + 256GB. Em ambos os casos estará disponível a capacidade de adicionar um cartão microSD até 256GB.
A bateria, tão importante em dispositivos portáteis deste tipo, permitirá pouco mais de 10 horas de utillização, com o Galaxy Book a estar equipado com tecnologia de carregamento rápido. Ambas as variantes do Galaxy Book virão com o Windows 10.
Tal como acontece com o Galaxy Tab S3, o Galaxy Book de 12 polegadas terá um ecrã capaz de reproduzir conteúdos com recurso a HDR (Hidh Dynamic Range) e a caneta S Pen será compatível com este tablet/portátil.
O Galaxy Book significa a entrada da Samsung num novo mercado, um que tem sido povoado sobretudo pela Microsoft e pela Apple. A julgar pelas declarações do responsável da divisão mobile da Samsung, DJ Koh, esta é o caminho determinado para o futuro da empresa tecnológica.
“Na Samsung, assumimos o compromisso de alargar as fronteiras da experiência tecnológica, ao facultar produtos topo de gama que respondem às diferentes necessidades e exigências dos nossos clientes. Quer estejam os consumidores à procura da melhor experiência de entretenimento com conteúdos digitais ou de um dispositivo versátil e produtivo para trabalhar ou para estudar, o nosso portefólio de tablets conta com equipamentos tecnologia premium, concebidos para que os consumidores possam levá-los para qualquer lado”, declarou DJ Koh.
Por enquanto ainda não há informações sobre a chegada dos Galaxy Book a Portugal ou o preço que será praticado. É de esperar que a Samsung o confirme nas próximas semanas.