O pedido de suspensão de vídeos relacionados com o estúdio de ‘Firewatch, Campo Santo’, pode vir a ter consequências sérias para o canal de Felix ‘PewDiePie’ Kjellberg, um dos maiorres youtubers do mundo. O YouTube aceitou a queixa de violação de direitos de autor do estúdio e o retirou os vídeos de ‘PewDiePie’ de ‘Firewatch’.
Como refere ‘PewDiePie’ num dos seus últimos vídeos (abaixo), a Google indica na sua política de utilização que se um utilizador receber mais de três deste tipo de queixas a conta é permanentemente eliminada. “Penso que estas leis são importantes para proteger o trabalho dos artistas e proteger o que fazem e penso que é muito perigoso fazer este tipo de alegações e fazer estas queixas de violação de direitos de autor sem um motivo válido”, notou Kjellberg.
‘PewDiePie’ voltou a estar debaixo de fogo esta semana depois de ter proferido um insulto racista numa transmissão em direto. A polémica foi tal que levou não só os internautas como outros youtubers a criticarem ‘PewDiePie pelo sucedido, com um dos fundadores da Campo Santo a ter submetido a queixa ao YouTube e apelado a que outros developers fizessem o mesmo.