O Google está a promover publicações de sites como o 4Chan que incriminam o político da ala democrata Geary Danley como o responsável pelo massacre de Las Vegas desta segunda-feira. Foram pelo menos seis as publicações do fórum a darem conta da informação errada.
Como refere o Business Insider, as publicações promovidas pelo motor de busca da Google pertencem normalmente a fontes noticiosas credíveis, desconhecendo-se o que levou à escolha do 4Chan para este caso. Entretanto, o atirador responsável pelo massacre foi identificado como sendo Stephen Paddock, abatido pela polícia no quarto do hotel.
Paddock, de 64 anos, abriu fogo a partir da janela de um quarto localizado no 32º andar de um hotel nas proximidades do recinto do festival. Ao todo foram mortas 50 pessoas e foram feridas outras 400.
Entretanto o problema foi resolvido e, em reação, a Google em Portugal enviou para o Tech ao Minuto o comunicado que pode ler abaixo:
"Infelizmente, na manhã de ontem, indicámos (num curto espaço de tempo), o website 4chan, nos nossos resultados na pesquisa de forma incorreta para um pequeno número de consultas. Em poucas horas, a história do 4chan foi substituída algoritmicamente por resultados relevantes. Obviamente, que este erro não poderia ter acontecido e, por isso, vamos continuar a melhorar o nosso algoritmo para evitar que situações deste género aconteçam no futuro."
[Notícia atualizada às 10:28 de 03/10]