Já pensou no que é preciso para que a internet como a conhece funcione? Pois bem, o mapa que pode ver acima dá-lhe uma ideia, mostrando as centenas de cabos de fibra ótica que se estendem por milhares de quilómetros debaixo do mar.
O mapa foi criado pela empresa de análise de telecomunicações Telegeography que, mesmo que não tenha os dados com 100% de precisão no que diz respeito a geografia, oferece uma ideia da escala desta infraestrutura. Como nota o The Independent, os cabos foram instalados ao longo das últimas décadas sobretudo através de iniciativa privada.
Da mesma forma que não se tem uma ideia da infraestrutura necessária para manter a internet ‘viva’, há o receio que estes cabos possam vir a cortados por determinados estados. A Rússia é apontado como um dos suspeitos.
“Conseguem imaginar um cenário em que estes cabos sejam cortados ou perturbados, o que teria um efeito imediato e potencialmente catastrófico tanto na nossa economia como na nossa forma de viver?”, avisou o ex-Almirante da Marinha dos EUA, Jamis Stavridis, no final do ano passado.