Costa considera especulativa hipótese de ser presidente do CE

O primeiro-ministro considerou hoje absolutamente especulativa a hipótese de ser eleito presidente do Conselho Europeu, salientou que o seu regresso a cargos políticos depende de instâncias judiciais, mas frisou que não meteu os papéis para a reforma.

Notícia

© Lusa

Lusa
15/12/2023 19:57 ‧ 15/12/2023 por Lusa

Política

Crise política

Estas posições foram transmitidas por António Costa após ter votado nas eleições para a escolha do seu sucessor no cargo de secretário-geral do PS.

Interrogado se poderá ser o próximo presidente do Conselho Europeu, António Costa declarou que "é absolutamente especulativo neste momento estar a teorizar sobre essas matérias".

"Estou a exercer as funções de primeiro-ministro -- e continuarei a exercer, pelo menos, até ao dia 28 de março, se tudo correr dentro dos prazos normais. É aí que estou focado. O que vai acontecer depois, não depende de mim, mas de outras instâncias", disse, numa alusão ao inquérito judicial de que corre contra si no Supremo Tribunal de Justiça.

António Costa defendeu a seguir que se deve respeitar essas instâncias, "dar-lhes o tempo que necessitarem".

"Quero que nenhuma dúvida subsista a meu respeito, que utilizem o tempo que necessitarem e que tudo fique esclarecido. Até lá, reservo-me ao direito de autolimitar-me em tudo o que posso e não posso fazer. Mas uma coisa é certa: Não tenho idade para meter os papéis para a reforma, nem vontade de meter os papéis para a reforma", acentuou.

Confrontado com notícias de que o Supremo Tribunal e Justiça poderá acelerar o seu inquérito, o líder do executivo referiu desconhecer, dizendo que continua sem qualquer informação relativamente a esse processo.

"Não faço a menor ideia. Só sei desse processo através da comunicação social", declarou.

Questionado uma vez mais com declarações elogiosas que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, fez sobre si, na quinta-feira, dando a ideia de que poderia ser o presidente do Conselho Europeu, o primeiro-ministro voltou a dizer que ainda não as ouviu.

"Já me disseram que eram simpáticas, já agradeci, e acho que é muito simpático se forem essas palavras", acrescentou.

[Notícia atualizada às 06h16]

Leia Também: Sucessor de António Costa no PS conhecido ao fim da noite de hoje

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas