© Getty Images
O Benfica garantiu, na noite desta quarta-feira, a passagem à final four da Taça da Liga, depois de vencer na receção ao Santa Clara, por 3-0. As águias juntam-se ao Sporting na próxima fase da prova.
PUB
Após 45 minutos sem golos no Estádio da Luz, Di María e um bis de Pavlidis, que voltou aos golos mais de um mês depois, construíram o que foi o triunfo encarnado.
Filme do jogo:
Bruno Lage promoveu quatro mexidas na equipa inicial em relação àquela que tinha vencido na receção ao Rio Ave. Entraram António Silva, Renato Sanches, Amdouni e Arthur Cabral. Ficaram de fora Tomás Araújo, Kokçu, Di María e Pavlidis. Destaque para o facto de Renato Sanches se ter estreado como titular esta época na Luz. O médio já tinha participado em quatro jogos, mas sempre na condição de suplentes utilizado.
A primeira parte deste jogo da Taça da Liga não teve muito que conta dado ter registado muitas faltas e paragens. O Benfica entrou melhor com um par de oportunidades perigosas, mas demonstrou extremas dificuldades em provocar desequilíbrios frente ao Santa Clara. Os açorianos, a realizar uma época acima da média na I Liga, estiveram muito organizados a nível defensivo.
Numa etapa inicial a meio-gás, o Benfica colocou à prova Gabriel Batista com duas ocasiões perigosas no período inicial. Em cima do minuto três, o guardião brasileiro brilhou para defender um cabeceamento de Beste, antes de Arthur Cabral testar a atenção do compatriota com um remate à figura aos 25 minutos. Depois de um período de acalmia, o Santa Clara deu o ar da sua graça em cima do intervalo quando Safira atirou de primeira ao lado da baliza de Trubin.
Bruno Lage não gostava do que via e ao intervalo colocou Di María e Kokçu em campo. Mas foram mesmo os forasteiros a dar o primeiro sinal de perigo na etapa complementar. Gabriel Silva correu meio-campo e tentou aproveitar uma saída da baliza de Trubin para fazer um chapéu ao ucraniano, mas a bola passou por cima da trave.
O Benfica voltou a ganhar o controlo do jogo e Di María testou a atenção de Gabriel Batista com um remate fortíssimo à entrada da área que o brasileiro defendeu pela linha de fundo. O argentino 'calibrou' as chuteiras neste lance para o que seria o golo da noite e desbloquearia a vitória encarnada. A vantagem sobre os açorianos começou a ser construída aos 71 minutos. Pavlidis, há alguns minutos em campo, infiltrou-se pela esquerda de onde cruzou com conta peso e medida para o pé esquerdo do argentino, que aplicou um remate de primeira. Um golaço do internacional sul-americano.
O golo de Di María acabou mesmo por desbloquear o que acabou por se tornar uma vitória tranquila do Benfica. Pouco depois, Pavlidis, que tinha estado em evidência no brilharete de Di María, mostrou que os golos são mesmo como o ketchup e bisou num espaço de cinco minutos para pôr fim à 'seca' de cinco jogos sem marcar pelo Benfica que durava desde a vitória encarnada no Bessa no passado dia 23 setembro.
As águias estavam embaladas por estarem em vantagem e viram o grego assinar o 2-0 aos 75 minutos. Carreras rompeu pela esquerda e Pavlidis apareceu solto a cabecear. Cinco minutos depois, e após passe de Otamendi, o helénico surgiu na cara de Gabriel Batista para bisar e fixar o resultado final.
O Benfica é, assim, o segundo clube a carimbar um lugar rumo à final four da Taça da Liga e junta-se ao Sporting na próxima fase da competição que decorrerá em Leiria em janeiro.
Momento do jogo: O golaço de Di María acabou por ser o tónico para um jogo que chegou a parecer muito difícil para o Benfica. O argentino brilhou e as águias caminharam para uma vitória tranquila diante dos seus adeptos.
Equipas iniciais:
Benfica: Trubin, Bah, António Silva, Nico Otamendi, Carreras, Aursnes, Renato Sanches, Beste, Amdouni, Akturkoglu e Arthur Cabral.
Suplentes: Samuel Soares, Kokçu, Di María, Pavlidis, Schjelderup, Kaboré, Rollheiser, Tomás Araújo e Florentino.
Santa Clara: Gabriel Batista, Gui Ramos, Daniel Borges, Sidney Lima, Lucas Soares, Serginho, Klismahn, Mateus Araújo, Ricardinho, Matheus Pereira e Alisson Safira.
Suplentes: Néneca, Diogo Calila, Adriano, Pedro Ferreira, Gabriel Silva, Luis Rocha, João Costa, Bruno Almeida e Vinicius
Antevisão
O Benfica entra em ação, esta quarta-feira, na 18.ª edição da Taça da Liga, medindo forças com o Santa Clara, no segundo jogo do renovado formado da competição. Com a prova reduzida a apenas oito equipas, os encarnados não têm margem de erro e terão de vencer a formação insular no tempo regulamentar, sob pena de se entregarem à sorte e eficácia do desempate por grandes penalidades.
Bruno Lage vai ter pela frente a mesma equipa contra a qual se reestreou ao serviço do Benfica. Em setembro passado, os encarnados golearam na receção ao Santa Clara, por 4-1, depois do empate na visita ao Moreirense.
Do outro lado está um adversário que não tem nada a perder e que somou apenas uma derrota desde que foi 'vergado' na Luz. Os comandados de Vasco Matos voltam agora a Lisboa para tentar reescrever aquela que foi a história na I Liga e seguir para a final four.
O pontapé de saída da partida entre Benfica e Santa Clara, relativa aos quartos de final da Taça da Liga, está agendado para as 20h15 desta terça-feira e contará com a arbitragem de Hélder Malheiro, da associação de Lisboa.
Leia Também: Benfica lidera ranking de formação de jogadores. Sporting fica atrás