Se ao travar o seu automóvel faz um certo tipo de chiar, ou se o pedal de travão se afunda mais do que o normal, saiba que é sinal de que os travões da sua viatura já tiveram melhores dias.
Como material de desgaste que são, é necessário estar atento aos vários componentes que ajudam os nossos automóveis a parar, quando assim desejamos. É deveras importante que pastilhas, discos de travão e todo o material que engloba o sistema de travagem esteja em boas condições para que todos os condutores tenham o máximo de segurança na estrada.
Fique, por isso, atento a estes sinais.
- Luz do travão acesa - Parece o mais básico dos sinais, e é. No entanto, não o desvalorizemos, uma vez que o líquido dos travões pode estar abaixo do recomendado ou as pastilhas estarem gastas.
- Vibração no pedal de travão - Quando isto ocorre poderá ser sinal que tem de trocar de pastilhas ou mesmo os discos de travão.
- Pedal do travão afunda - Normalmente isto pode indicar que existe uma fuga no circuito do líquido dos travões ou que os tubos do travão já necessitam de serem trocados. Dirija-se ao mecânico o mais rápido possível.
- Carro desvia a direção quando trava - Pode ser indício que tem problemas no repartidor de travagem.
- Barulho agudo ao travar - É sinal de que as pastilhas ou discos de travão estão gastos.
Leia Também: O truque da moeda que permite ver se os seus pneus estão em bom estado