O Fuso Canter acaba de entrar na sua 9ª geração e as primeiras unidades começam a ser disponibilizadas. Numa altura em que celebra 50 anos de presença ininterrupta em Portugal, o Canter traz consigo uma gama alargada e modernizada, com novidades que vão da estética às motorizações.
Sabia que o Canter foi lançado no nosso país em 1972? Hoje, a produção europeia é assegurada em exclusivo pela unidade da Mitsubishi Fuso Truck Europe (MFTE) localizada em Tramagal, Abrantes, de onde é exportada para 30 países.
A 9ª geração do Fuso Canter destaca-se pela profunda revisão em vários domínios. Para começar, a diferenciação surge pela nova estética da cabina, com a inclusão da linguagem de design “Black Belt”. Quer no exterior, quer no interior, foi reforçada toda a perceção de qualidade, ao mesmo tempo que se introduziram melhorias de insonorização e de conforto em andamento. No plano técnico, destacam-se as novas funcionalidades de segurança e a conformidade dos motores 3.0 Diesel com a norma de emissões Euro VI E.
A gama portuguesa da Canter é agora enriquecida com novas distâncias entre eixos e oferece nada menos do que 60 versões, articuladas entre:
- 5 pesos brutos: 3.5T 6,0T; 6,5T; 7,49T; 8,55T
- 6 distâncias entre eixos: 2.500mm; 2.800mm; 3.400mm; 3.850mm; 4.300mm; 4.750mm
- 3 tipos de cabine: Standard; Comfort; Dupla
- 2 transmissões: Manual ou Automatizada
- 2 tipos de tração: 2WD ou 4WD
Como novidade, o novo Fuso Canter conta ainda com luzes diurnas em LED e, como opcional, pode contar com um sistema de iluminação Full-LED. No seu interior, nesta nova geração o revestimento do chão da cabine foi melhorado, beneficiando a eficiência térmica do sistema de ventilação do interior e proporcionando uma redução do ruído e vibrações.
De série, espere os seguintes equipamentos no Fuso Cantar: sistema Start-Stop, ESP, ABS, fecho centralizado com comando à distância, faróis de nevoeiro, computador de bordo, banco do condutor com suspensão, rádio CD/mp3 com Bluetooth ou o sensor de luz.
Motores disponíveis
Todo o conjunto do Fuso Canter é movido por motores 3.0 litros turbodiesel com três níveis de potência e binário, cujo bloco é adaptado pela marca especificamente para este modelo: 130cv/350Nm, 150cv/400Nm e 175cv/430Nm.
De realçar que o novo Canter conta com uma rede constituída por mais de 50 pontos em território nacional, no que diz respeito à sua manutenção, e no ato da compra a Fuso oferece uma garantia de três anos ou 100.000km, tal como três anos de assistência em viagem.