Os raios ultravioletas danificam a pintura do carro. Isso é ponto assente e quando o índice é maior, pior. Por isso há que cuidar do nosso automóvel, se o queremos manter por vários anos.
De forma lógica, se tiver garagem, deixá-lo resguardado é o melhor que pode fazer. Sempre que o sol estiver intenso e haja uma sombra, escusado será dizer que é também o melhor que pode fazer para proteger a pintura do carro. No fundo, evitar a exposição solar durante largas horas é sempre o mais aconselhável.
Não o conseguindo, temos de procurar outras alternativas e é aqui que o mais indicado é recorrer a produtos especializados. Sempre que lavar o automóvel, após este secar, o aconselhável - e o melhor para a vida útil da sua pintura - é aplicar-lhe uma cera protetora. Este é um procedimento que, no mínimo, deverá fazer duas vezes por ano.
Numa ótica de maior poupança, e caso tenha tempo e paciência, pode fazê-lo sozinho e com recurso a um pano microfibras. Caso prefira delegar esta função, locais especializados na proteção de pintura não faltam. A Overlay, em Lisboa, é um deles.