Sediada em Guimarães, a renascida Famel apresentou este ano o seu primeiro lançamento desde 1998, a elétrica E-XF, que celebra o mítico design da XF-17, que durante as décadas de 70 e 80 fez sucesso em Portugal. A nova Famel vai estar em exposição na primeira pop-up store da marca, no Guimarães Marca, próximo à plataforma das artes em Guimarães de 9 a 30 de junho.
A nova E-XF tem dois modelos, a Café Racer - para um ocupante - e a Clássica - para dois ocupantes -, podendo ambas vir em duas versões, equivalentes a cilindradas de 50 e de 125 cc, com preços estimados entre os 4.499 e os 5.899 euros. O modelo de 50cc tem uma autonomia estimada de 70km -podendo ir aos 120km com uma segunda bateria - ao passo que o de 125cc, com duas baterias, tem autonomia estimada de 120km.
Ambos os modelos, na sua versão 125, fazem parte da edição exclusiva e limitada de Embaixador, numerados de 1 a 300, com detalhes de design únicos e que serão os primeiros a ser entregues no primeiro trimestre de 2023.
Importa referir que o carregamento de cada moto Famel custa menos de 1 euro a carregar e a carga total - dos 0% aos 100% - demora, em média, 5 horas.
“Foi um processo longo, porque queríamos garantir não só a qualidade do produto final, mas também a fidelidade ao modelo que encantou os fãs da marca durante décadas. Estamos muito satisfeitos com o resultado e é um orgulho poder agora apresentá-lo em Guimarães", afirmou Joel Sousa, refundador da Famel.
Leia Também: A Famel voltou. Tem nova moto e fomos saber tudo sobre a refundação