A nova versão do Lamborghini Urus ainda não foi revelada, mas já estabeleceu um novo recorde na categoria de SUV de produção na pista utilizada na Subida Internacional de Pikes Peak: a famosa prova que, recentemente, celebrou a sua 100ª edição.
Simone Faggioli foi o piloto que se sentou ao volante do novo Urus, envolto numa camuflagem antes da sua apresentação oficial. A subida cronometrada teve lugar no mesmo percurso utilizado na corrida, com a estrada fechada ao trânsito para o efeito. Partindo de uma altitude de 2862 metros, Simone Faggioli descreveu as 156 curvas que se sucedem durante 20 km em 10m32,064s, ascendendo a uma altitude adicional de 1439 metros, com uma inclinação média de 7%, e cruzando a linha de chegada aos 4302 metros.
O tempo alcançado por Faggioli e pelo novo Urus bateu o anterior recorde de 2018 do Bentley Bentayga, de 10m49,902s.
"A decisão de nos testarmos em Pikes Peak reflete o espírito da Lamborghini de ‘esperar o inesperado’, e demonstra o excelente nível de performance do novo Urus, a apresentar brevemente. Pikes Peak é a mais famosa rampa do mundo, além de ser extremamente exigente para o automóvel: o piso irregular do traçado testa o equilíbrio do chassi; as significativas diferenças de altitude exigem muito do motor e as condições climatéricas podem variar muito rapidamente entre a partida e a linha de chegada", afirmou Rouven Mohr, diretor técnico da Lamborghini.
O Urus, equipado com o motor V8 biturbo de série, foi modificado para cumprir com as normas regulamentares de segurança de Pikes Peak: o habitáculo está equipado com uma gaiola de proteção, os bancos de série foram substituídos por um banco de competição com cintos de segurança de seis pontos e foi ainda instalado um sistema de extinção de incêndios.
Fique com as imagens na galeria acima.