Pegar no chassis do Alpine A110 e torná-lo mais rápido, mais aerodinâmico e mais radical foi o desafio dos engenheiros da marca francesa para o modelo apresentado recentemente. O Alpine 110 R é um desportivo que tinha como objetivo ser o mais eficaz dos modelos, e esse objetivo parece ter sido conseguido.
Com o mesmo motor do A110 S, o A110 R debita 300 cv e 340 Nm de binário máximo graças ao bloco de 1.8 litros turbo, mas a performance dos 0 aos 100 km/h é feita em 3,9 segundos. Este Alpine A110 R é o mais rápido dos A110 e muito se deve ao peso e ao cuidado que a marca teve em conseguir uns incríveis 1082 kg.
Para isso foi preciso colocar o capô em fibra de carbono, tal como as jantes de 18 polegadas. Só aqui, a Alpine referiu que conseguiu poupar quase 15 kg. O vidro traseiro também foi substituído por uma cobertura em carbono e os bancos no interior também têm o mesmo material.
A suspensão foi revista e os engenheiros da Alpine conseguiram que este A110 R fosse 10mm mais baixo que o A110 S graças a uns novos estabilizadores. Como vemos no exterior, foram também colocados um novo difusor, uma asa traseira e saias laterais que ajudam na criação de uma maior downforce neste desportivo.
A Alpine não revelou preços para este modelo, mas adiantou que as encomendas para o A110 R começam já neste mês de outubro.