A inspeção periódica obrigatória vai aumentar os seus preços a partir do dia 1 de janeiro de 2023. Já lá vamos, porque antes de pagar, tem de apresentar documentos imprescindíveis para a realização da inspeção ao seu veículo.
É estritamente necessário apresentar o livrete e título de registo de propriedade ou Documento Único Automóvel (DUA), tal como a ficha da última inspeção, salvo se foi a 1.ª inspeção ao seu veículo.
Caso tenha algum documento apreendido pela polícia, é obrigatório pedir às autoridades uma guia emitida pela polícia que refira "válido para IPO". No caso de o guia não conter esta informação, o melhor é contactar o centro de inspeções e questionar o que será necessário fazer.
Novos preços
Em 2023, todos os valores de inspeção aumentaram. Nos veículos ligeiros o aumento foi de 1,95 euros. Ou seja passou dos 25,85 para os 27,80 - 34,19 euros com IVA incluído.
Para os veículos ligeiros, o aumento foi de 2,98 euros. Já com IVA, a inspeção de um veículo pesado custará 51,17 euros.
Por fim, os motociclos, triciclos e quadriciclos tiveram um aumento de 0,98 euros na sua inspeção periódica obrigatória. Quem tenha um destes veículos tem de pagar a partir do próximo ano 17,20 euros já com IVA.
Todos estes aumentos, segundo o Instituto de Mobilidade e dos Transportes (IMT), tiveram em conta a taxa de inflação, sendo que foram aumentados em 7,53% em relação aos preços praticados em 2022.