A BMW nos EUA emitiu um comunicado onde informou que mais de 14.000 automóveis estão com um defeito devido a um mau funcionamento de software que afeta a unidade de gestão da bateria. Os iX, os i4 e os i7 produzidos entre 14 de outubro de 2021 e 28 de outubro de 2022 são os veículos afetados, segundo os responsáveis da marca da Baviera no continente norte-americano.
No que pode resultar este erro de software que está relacionado com a unidade de gestão da bateria? Foi o que tentámos saber junto da BMW Portugal, tal como se haveria por cá veículos com este problema por resolver.
Quanto ao número de veículos afetados não nos foi possível saber exatamente aqueles que continham este erro de software. Porém, fomos informados de que o erro está também identificado em Portugal e que não constitui qualquer perigo para os condutores.
"Durante controlos de qualidade internos, a BMW identificou que podem ocorrer, esporadicamente, diagnósticos incorretos na unidade de gestão de bateria do veículo. Em casos muito raros, isto pode levar a uma interrupção não planeada do carregamento da bateria do veículo ou a uma desativação do sistema de alta-voltagem. Atualizações de software já disponíveis corrigem estes pontuais diagnósticos incorretos", informou a BMW, numa nota oficial a que o Auto ao Minuto teve acesso.
Desta forma, apesar do erro de software, os condutores que sejam afetados por este problema podem continuar a conduzir os seus automóveis enquanto esperam pela referida atualização que, naturalmente, não terá qualquer custo associado.