Os testes de pré-temporada de Fórmula 1 decorreram de quinta-feira a sábado. Todas as equipas puderam trabalhar o arranque do Mundial esta semana, no Bahrain, e nós decidimos fazer um ponto de situação daquilo que foi feito durante três dias no circuito de Sakhir.
Quem foi o mais rápido, quem mais rodou em pista? São as perguntas que iremos responder, a começar por esta última.
Com 456 voltas, a AlphaTauri foi a equipa que mais rodou em pista ao longo dos três dias de testes. O equivalente a dois Grandes Prémios por dia, a AlphaTauri não fez por menos, tal como a sua dupla de pilotos, Yuki Tsunoda e Nyck De Vries.
Ver esta publicação no Instagram
No entanto, se o capítulo do tema for a equipa mais rápida em pista, a Haas cai para meio da grelha. Quem ficou no topo foi a Red Bull Racing, seguida pela Mercedes e pela Alfa Romeo.
Estas três equipas foram as únicas a rodar dentro do segundo 30, apesar de terem alcançado estes tempos com pneus de mistura diferente. A Red Bull utilizou os C4, enquanto Mercedes e Alfa Romeo fizeram uso do C5 da Pirelli, o composto mais macio daqueles que as equipas tinham disponíveis.
Ver esta publicação no Instagram
Por fim, como se saíram as equipas, em comparação com os tempos do ano passado no mesmo circuito e no mesmo contexto de testes? Só a Alpine é que ficou mais lenta. De resto, todas as equipas melhoraram os tempos, com destaque para a Williams.
Com uma melhor volta em 1m32,549, a equipa de Alexander Albon e Logan Sargeant melhorou 2,378s em relação ao melhor tempo registado nos testes de pré-temporada no ano passado. Aston Martin, Alfa Romeo e Mercedes também melhoraram os seus tempos na casa dos dois segundos.
Ver esta publicação no Instagram
Tudo isto pode ser analisado, mas todos sabemos que os testes de pré-temporada de Fórmula 1 escondem muito mais do que aquilo que mostram. A temporada arranca esta sexta-feira no Bahrain e é a partir deste dia que poderemos avaliar melhor em que ponto estão as 10 equipas para a época que está a começar.
O Grande Prémio do Bahrain está marcado para este domingo, dia 5 de março, às 15h00 (hora de Portugal Continental).