O lucro da Mercedes-Benz aumentou 12% até março deste ano, para 4.011 milhões de euros, face a igual período do ano passado, resultado da venda de veículos e carrinhas mais caras do segmento de luxo.
A Mercedes-Benz "obteve um resultado financeiro sólido no primeiro trimestre devido ao aumento das vendas de veículos de topo de gama e carrinhas 'premium'", refere o fabricante automóvel em comunicado.
A empresa vendeu recentemente os negócios que tinha na Rússia à Avtodom, o que não teve "impacto significativo" na rentabilidade e no fluxo de caixa, embora tenha tido um impacto negativo com o desempenho da sua divisão de mobilidade (Mercedes-Benz Mobility).
O lucro operacional (Ebit), por sua vez, aumentou para 5.500 milhões de euros, mais 5% do que no mesmo período do ano anterior, devido ao contributo da sua divisão de vans Mercedes-Benz.
A faturação da marca aumentou 8% até março, para 37.500 milhões de euros.
"Os preços mais altos dos veículos e das carrinhas do segmento de luxo compensam os custos mais elevados com o material", acrescentou a empresa.
"A disciplina de custos combinada com os principais lançamentos de novos modelos, como o Mercedes-Maybach EQS SUV elétrico, coloca-nos no caminho para alcançar resultados sustentáveis", disse Harald Wilhelm, administrador financeiro do fabricante automóvel alemão.