Carro abandonado ou mal estacionado? Já pode denunciar de forma simples

App Denúncia de Estacionamento permite reportar às autoridades veículos mal estacionados ou parados de forma abusiva.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
29/05/2023 08:26 ‧ 29/05/2023 por Notícias ao Minuto

Auto

Denúncia de Estacionamento

Se vir um automóvel mal estacionado ou parado há dias de forma abusiva, saiba que existe forma de reportar o sucedido através de uma aplicação no telemóvel. Dá pelo nome de 'Denúncia de Estacionamento' e está disponível na Google Play Store.

Através desta app qualquer pessoa pode apresentar uma queixa formal em situações de estacionamento proibido, indevido ou abusivo. Ao realizar a denúncia, é necessário apenas preencher um formulário e colocar imagens em anexo do respetivo estacionamento.

O alerta depois é feito à autoridade - PSP, GNR ou Polícia Municipal - que se encontre mais perto do local da ocorrência, ou pode mesmo ser enviado um email à PSP ou GNR, se o denunciante assim pretender.

"Envie para as autoridades respetivas, uma queixa sobre estacionamento selvagem. A Polícia confirma que dá seguimento às queixas dos cidadãos por esta via, de acordo com o estipulado no n.º 5 do artigo 170.º do Código da Estrada. Em Lisboa por exemplo, entre janeiro e março de 2017, em apenas três meses, foram levantados mais de mil autos com esta origem. A aplicação já abrange todas as regiões do país, e já prevê uma série de ilegalidades de estacionamento, como carro estacionado em lugar de deficiente ou antes de um semáforo", lê-se na descrição da app, que foi atualizada na passada semana.

João Pimentel, o criador da aplicação, revelou que nas últimas atualizações feitas, os denunciantes já não têm a necessidade de ir à esquadra identificar-se. Foi criada uma autenticação através da Chave Móvel Digital que é "equivalente à presença requerida", como explicou em declarações ao Polígrafo.

O criador desta app declarou que "a polícia não aceita denúncias anónimas, porque é exigido ao denunciante que se apresente como testemunha, para o que o infrator receba a coima".

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas