Uma dúvida e curiosidade de muitos. Quem nunca se questionou qual é a velocidade máxima que um cinemómetro, também conhecido como radar de velocidade, consegue captar?
O Auto ao Minuto procurou a resposta, mas a verdade é que foi praticamente impossível de encontrar. Acreditamos que não estará disponível até por uma questão de segurança, mas não é por isso que não conseguimos dar uma resposta aos mais curiosos.
Em 2022, segundo dados disponibilizados pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), um condutor foi 'caçado' por um radar da A1 quando seguia a uns exatos 284 km/h.
Cruzando este registo com dados vindos de Espanha, percebemos que a velocidade máxima captada pelos radares pode chegar aos 320 km/h... tal como no país vizinho Isto porque, de acordo com o site Motor1, os radares da Guardia Civil espanhola asseguram que velocidades até aos 320 km/h são detetadas. Ou seja, em Portugal os números poderão ser semelhantes.
Velocidades máximas à parte, o melhor mesmo é manter a segurança de todos e respeitar os limites estabelecidos, que é precisamente para isso que eles servem: zelar pela segurança de todos os que frequentam as estradas.