Esta quinta-feira, a Toyota apresentou uma nova geração de motores que nasceu fruto de uma aliança com a Mazda e a Subaru, tendo em vista a salvação dos carros com motor a combustão.
A partilha foi feita através do YouTube e as imagens mostram que os testes a estes motores que serão "capazes de mudar o jogo", segundo o diretor de tecnologia da Toyota, já começaram.
Com o objetivo de tornar os carros a combustão vivos durante mais tempo, a Toyota a trabalhar de forma paralela em três motores diferentes: 1.5 turbo, 2.0 turbo e 1.5 aspirado. O objetivo é reduzir o tamanho dos motores até 20% e posteriormente reduzir também o peso dos seus componentes.
A Toyota explica que com motores de menores dimensões a aerodinâmica torna-se melhor, o que ajuda consequentemente num mais eficiente consumo de combustível.
Um outro ponto importante é a eficiência térmica destes motores que estão a ser trabalhados. Segundo a marca japonesa têm 40% mais eficiência neste aspeto que os atuais blocos a combustão. Menos poluentes, estarão aptos a leis de emissões mais rigorosas do que as atuais.