Os descapotáveis não estão em vias de extinção, mas são cada vez menos as marcas que apostam neste tipo de segmento. Felizmente, a BMW ainda nos vai proporcionando algumas opções. Na gama da marca da Baviera estão disponíveis o Série 8, o Z4 e o Série 4. E foi precisamente este último que foi o nosso companheiro recentemente.
Durante quatro dias percorremos alguns quilómetros nos subúrbios lisboetas, nas ruas da capital e até passámos a Ponte 25 de Abril para aproveitar tudo aquilo que o renovado 420d tem para nos oferecer.
A capota abre em menos de 20 segundos e em andamento até uma velocidade de 50 km/h. Isto facilita, e muito, caso queira viajar de cabelo e não queira imobilizar o automóvel. Aberta a capota, de lona, a construção do 420d permite que não seja desconfortável viajar por longos quilómetros. Sentimos a velocidade de uma outra forma, mas notou-se o cuidado que a BMW teve em proteger os ocupantes do veículo quando se decide viajar sem tejadilho por cima das nossas cabeças.
Depois, toda a construção e o motor, aliados, ajudam à diversão. O facto deste modelo vir equipado com o pack desportivo M Pro, que contém suspensão adaptativa e travões desportivos, faz a diferença. A direção é também muito precisa e o bloco de 2.0 litros com 187 cv de potência ajudam a que todo o tempo passado ao volante se torne prazeroso.
São 7,6 segundos para ir dos 0 aos 100 km/h e uma velocidade máxima que pode ser de 236 km/h. Potência e velocidade não faltam, binário (400 Nm) também não, o que poderia levar a consumos desmedidos. No entanto, este bloco de quatro cilindros da BMW pode realizar consumos mistos de 5.5 litros a cada 100 km. Para chegar lá, claro, é preciso é ter algum cuidado com o pé direito. Nós não fomos tão longe, mas comprovámos que é fácil não exceder os 6,5 litros de consumo.
O preço é que não é para qualquer carteira. O BMW 420d pode ser adquirido por um valor a começar nos 66.900 euros, mas a versão que ensaiámos custa 85.041 euros, muito por culpa de todos os extras que trazia consigo. O Pack desportivo M e o pack desportivo M Pro acrescentam logo quase 7.000 ao valor final do desportivo.
Fique com todas as imagens do BMW Série 4 Cabrio na fotogaleria acima.