A Engexpor, grupo empresarial português de Gestão de Projetos e Gestão da Construção, lança uma nova unidade de negócio, a DCS – Digital Construction Services, com serviços de inovação e tecnologia para todas as áreas do imobiliário, desde a fase de conceção e projeto, passando pela fase de construção, terminando na fase de operação dos ativos, adianta o Diário Imobiliário.
Os serviços são direcionados para todos os agentes do mercado imobiliário, tais como promotores imobiliários, gabinetes de projeto, empresas de construção, empresas de asset e facility management, sublinhe-se.
Para Miguel Alegria, CEO da Engexpor, “a DCS vem dar uma resposta mais dedicada a um serviço que já era prestado anteriormente. Desta forma, está aberta a possibilidade da contratação deste serviço especializado de uma forma independente do serviço de Gestão de Projeto e Gestão da Construção. A DCS permite-nos complementar a oferta da Engexpor e dar mais um passo importante em direção ao futuro da indústria da Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação (AECO)”.
A DCS conta com serviços e aplicações digitais para a gestão abrangente e integrada da informação, das tarefas e da comunicação, ao nível do indivíduo, da equipa e da organização, note-se.
Estes serviços incluem ferramentas BIM (Building Information Modeling), aplicáveis ao ciclo de vida do projeto, ou seja, desde a fase de conceção até à entrega final da obra, refere o Diário Imobiliário.
Por o seu lado, Bruno Matos, Managing Diretor da DCS, “os gestores de projeto têm a oportunidade de mitigar estas ineficiências por recurso à metodologia BIM, desde que previamente definidos os requisitos contratuais apropriados para promover a colaboração entre as equipas de conceção e construção.”
Leia Também: Estaria disposto a comprar uma casa utilizando apenas uma aplicação?