Meteorologia

  • 18 NOVEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º
Lar Tv + Voz + Internet "Tarifários só de internet fixa cont...

"Tarifários só de internet fixa continuam caros", afirma a DECO

Dispensa a televisão tradicional e prefere os serviços dos operadores Netflix, HBO ou Amazon Prime Video? Nesse caso, só vai precisar de uma boa ligação à internet. Mas, note-se, que os tarifários apenas de internet fixa continuam caros, afirma a DECO PROTESTE.

"Tarifários só de internet fixa continuam caros", afirma a DECO

Se for um daqueles que prefere a Netflix, a HBO ou a Amazon Prime Video à televisão tradicional, saiba que só precisa de uma boa ligação. Ainda assim, os tarifários apenas de internet fixa continuam caros, revela a DECO PROTESTE. "A tendência é juntar muitos serviços de comunicações eletrónicas num só pacote, apesar de já conseguir encontrar tarifários só de internet fixa em quase todos os operadores", sustenta a defesa do consumidor. 

O serviço da Vodafone é o que tem melhor avaliação, mas não tem tarifário só para internet fixa. O mais barato é o serviço da NOWO. Face aos preços dos pacotes que incluem televisão, internet e voz, as opções só de internet fixa são caras.

Revela a DECO que a oferta de base só de internet da NOWO continua a custar 20 euros por mês, para uma ligação de 120 Mbps (download) e 12 Mbps (upload), sendo que continua a ser o mais barato. Ainda assim, é também um dos operadores de cabo/fibra com pior avaliação no serviço de internet fixa.

a Vodafone é a empresa com melhor índice de satisfação, com 74% de satisfação global no serviço de internet através de fibra. No entanto, no serviço ADSL, a avaliação é pior (58%). A DECO faz ainda notar que o operador, neste momento, não apresenta tarifários só para o serviço de internet fixa.

No ano passado, a NOS acrescentou mais uma às duas opções que tinha de internet fixa por fibra, recorde-se. A mais barata (24,99 euros) disponibiliza uma ligação de 30 Mbps para download e 3 Mbps para upload. Mas é a opção de 100 Mbps que é mais barata (26,99 euros) do que a da Vodafone. Contudo, a satisfação com o serviço de internet fixa é baixa, de 59%, revela a DECO. 

Já a Woo propõe duas opções de net fixa também com 24 meses de fidelização: 27 euros por mês para 100 Mbps e 37 euros por mês para 1 Gbps. Existem também alternativas com menor prazo de fidelização, mas 5 euros mais caras na mensalidade e com custos de instalação entre 100 e 200 euros.

E sem cobertura de fibra?

Neste caso, só pode contar com as soluções ADSL ou 4G em local fixo, se disponíveis. Nas soluções ADSL da MEO, revela a defesa do consumidor, o preço varia entre 26,99 euros (até 20 Mbps) e 31,99 euros (até 40 Mbps) para contratos com 24 meses de fidelização, e terá sempre telefone fixo no pacote.

No caso da NOS, a internet fixa sem pacote por via do 4G custa-lhe à volta dos 24,99 euros por mês (30 Mbps) ou 26,99 euros por mês (100 Mbps) para contratos de 24 meses. Já sem fidelização, os custos mensais são superiores, e ainda tem de juntar o custo da instalação, note-se.

Mas, face aos preços dos pacotes de televisão, internet e voz, as opções só de internet fixa são caras, alerta a DECO. Para que tenha uma noção, um único serviço a custar quase tanto como três, à exceção da NOWO.

Leia Também: Onda de interrupções da Internet atinge sites e apps em todo mundo

Campo obrigatório