Vai de férias? Saiba como poupar energia quando não está em casa
Sabia que os eletrodomésticos continuam a consumir energia mesmo quando não está em casa a utilizá-los? Fique a par de algumas dicas para não tornar a sua fatura da luz superior ao esperado, quando for de férias.
© iStock
Casa Poupar energia
O verão chegou e com ele o tempo de ir de férias. Para muitas famílias, esta temporada é sinónimo de fazer as malas e de desfrutar de uns dias de descanso, fora de casa. Mas a verdade é que, mesmo fora da sua habitação, os eletrodomésticos continuam a consumir eletricidade e os gastos poderão ser superiores ao que seria de esperar, quando voltar de férias, segundo revela o idealista. Ainda assim, não desespere pois há solução.
De acordo com a plataforma, há uma lista com dicas simples que poderá fazer antes de ir de férias. Quem a elaborou foi a i-DE Redes Eléctricas Inteligentes, um grupo de distribuição de energia espanhol, que reuniu truques de poupança energética que poderá ajudá-lo a economizar na fatura da luz. Ora veja.
Desligue as luzes
Á primeira vista é dos conselhos mais simples que poderá ouvir, mas, a verdade é que, por vezes, muitas famílias esquecem-se de o fazer. Assim, ao sair de casa, nunca é demais certificar-se de que todas as luzes estão desligadas.
Desligue também todos os aparelhos
E quando dizemos desligar, não estamos a falar do modo 'stand by', pois este tipo de opção permite que o eletrodoméstico continue a consumir eletricidade. Por isso, desconecte da tomada a máquina de lavar, televisão, computadores, carregadores de telemóvel, entre outros aparelhos lá de casa.
Não se esqueça do frigorífico!
Poderá simplesmente desligá-lo, caso não tenha alimentos que precise de conservar, refere o idealista. Caso contrário, poderá aumentar a temperatura. Isto porque uma vez que o frigorífico não será aberto, os alimentos não se vão estragar.
Termoacumulador? Também é para desligar
Se vai estar fora de casa, desligue o termoacumulador, alerta a plataforma. Trata-se de uma grande poupança económica e energética, sustenta o idealista.
Desligar parcialmente o quadro elétrico
Poderá desligar ainda algumas coisas no quadro elétrico, como o fogão, o forno, o ar condicionado, entre outros. Contudo, tenha cuidado para não desligar equipamentos que deverão continuar a funcionar como o alarme, por exemplo.
Leia Também: Vá de férias em segurança e proteja a sua casa com estes conselhos