O Balcão Único do Prédio (BUPi) de Monção está a funcionar desde agosto no Museu Alvarinho, Praça Deu-la-Deu. Segundo a nota divulgada aos jornalistas, esta plataforma permite aos proprietários de prédios rústicos, localizados no concelho, identificar e registar as suas propriedades.
De acordo com o mesmo comunicado, o BUPi permite ainda a realização das RGG (Representação Gráfica Georreferenciada) das propriedades, assegurando, por um lado, a identificação dos terrenos para as gerações vindouras e, por outro, reforçando a defesa da floresta e a proteção das populações contra incêndios florestais.
Este registo, simples e gratuito, constitui um procedimento obrigatório para a realização de escrituras de compra e venda de terrenos ou propriedades, usucapião, permutas, doações ou partilhas, lê-se no documento. Mas porque deve registar os seus terrenos?
O BUPi é uma plataforma 'online' e um balcão de atendimento presencial que reúne informação sobre as propriedades e os seus donos, e onde os proprietários podem fazer a georreferenciação e o registo dos seus terrenos.
Desta forma, será possível proteger e valorizar essas propriedades, através de um melhor planeamento e uma gestão sustentável do território, resultando, entre outras vantagens, numa maior prevenção de incêndios florestais.
Segundo o documento, para garantir os seus direitos de propriedade, a inscrição dos terrenos nas Finanças não é suficiente. Para isso, é preciso fazer o registo na Conservatória do Registo Predial, apresentando a localização da sua propriedade (RGG).
Leia Também: Balcão Único do Prédio com mais de 50% de processos de georreferenciação