Esta terça-feira, dia 22 de março, assinala-se o Dia Mundial da Água, estando previstas várias ações de sensibilização no âmbito do tema. Há vários comportamentos que podem ajudar a poupar água e alguns equipamentos que podem ajudar.
Nesta senda, a Selectra reuniu quatro equipamentos que permitem a poupança de água e explica, em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, como é que funcionam. Tome nota:
1. Redutores de caudal
"Ao introduzirem pressão de ar no fluxo de água, estes dispositivos conseguem reduzir o seu volume em mais de 50%, sem que o nível de pressão seja afetado! Têm um sistema de fácil encaixe e podem ser adaptados a chuveiros e a todas as torneiras da sua habitação, desde a cozinha ao jardim.
No entanto, antes de comprar as peças, deve-se assegurar que estas são compatíveis com os aparelhos de sua casa. Para isso, deverá fazer primeiro um teste para avaliar o caudal das torneiras e posteriormente consultar na etiqueta dos produtos a informação que compara este valor com a pressão da água."
2. Autoclismos com dupla descarga
"Sabia que uma simples descarga de autoclismo pode gastar entre 10 a 15 litros de água? Isso significa que ao final do dia pode ter dispensado cerca de 100 litros nesta tarefa tão banal, um valor que se aproxima bastante à média mundial de consumo de água diário! Este valor pode ser, porém, significativamente reduzido caso instale um autoclismo de dupla descarga, uma vez que o dispositivo utiliza praticamente metade da água que de outra forma seria dispensada através de um sistema único. Para evitar descargas desnecessárias deve ainda livrar-se dos resíduos sólidos no caixote do lixo e nunca na sanita."
3. Cisternas
"As cisternas são um excelente exemplo de reaproveitamento de água, uma vez que captam e armazenam a chuva para ser posteriormente utilizada para outros fins domésticos. Mesmo que passe por um processo de filtração, é preciso ter em conta que esta água continua a não ser considerada potável para consumo, contudo é perfeitamente seguro utilizá-la para regar as plantas ou para substituir as descargas de autoclismo."
4. Aplicações móveis
"E, por fim, porque não utilizar o seu telemóvel como um forte aliado de poupança? Na verdade, são já várias as aplicações que o ajudam a controlar o seu consumo de água com o objetivo de proteger o meio ambiente e também as suas finanças!
O Tempo de Banho, por exemplo, funciona como um cronómetro que limita o período de tempo que utiliza para tomar banho, podendo o utilizador escolher entre três opções já pré-definidas: 4, 8 e 12 minutos. Já o Organizze funciona como um gestor de gastos e despesas mensais, onde pode registar os seus consumos, de modo a ter um controlo mais absoluto sobre os mesmos e perceber se existem variações ao longo do tempo."
Leia Também: Porto poderá ter quatro novas residências universitárias (e 700 camas)