O realizador Miguel Gonçalves Mendes, que também realizou 'José e Pilar' (sobre José Saramago) e 'Autografia' (sobre Mário Cesariny), vai participar numa sessão de perguntas e respostas no cinema Star and Shadow, no âmbito de uma sessão promovida pelo Instituto Camões e pelo Consulado de Portugal em Manchester.
Eduardo Lourenço é o protagonista e o narrador da sua própria história e vai percorrendo corredores, caminhos, salas e paisagens que representam o "labirinto da sua mente" e os recantos da sua memória, sempre em busca de resposta para a questão "o que é ser português".
Nesse caminho, confronta-se com os "traumas" do passado histórico - como a ditadura, a escravatura e o colonialismo - procurando perceber o que define os portugueses enquanto povo, e por que se tornaram uma "nação condenada desde a sua origem a esgotar-se em sonhos maiores do que ela própria".
Enquanto passeia pelo labirinto da sua mente, Eduardo Lourenço recorda alguns fantasmas do passado, como a sua mulher Annie Salomon (que morreu em 2013), e cruza-se com amigos do seu presente, figuras da cultura lusófona como José Carlos Vasconcelos, Diogo Dória, Gonçalo M. Tavares, Gregório Duvivier, ou o astrofísico José Afonso, que assumem o papel de interlocutores e condutores das reflexões escritas no livro.