Tem 98 anos e é o maior nome do surrealismo português. Falamos de Cruzeiro Seixas, que se juntou a um nome importante da cena artística nacional, Alfredo Luz, para apresentar uma nova exposição: Os 'Cadáveres Escondidos'.
Trata-se de 25 obras originais, idealizadas e pintadas em conjunto que serão apresentadas em Lisboa já no dia 11 de maio. A galeria ARTVIEW, localizada em Lisboa, abrirá as suas portas para 'abraçar' esta exposição.
Em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, Carlos Gonçalves, responsável pela galeria ARTVIEW, refere que “esta exposição é única e, provavelmente, nunca mais se irá repetir. Cruzeiro Seixas e Alfredo Luz trabalharam durante meses neste projeto, entusiasmaram-se e pintaram 25 trabalhos lindíssimos!”.
“Cruzeiro Seixas admira a obra de Alfredo Luz e quis realizar uma 'espécie de passagem de testemunho'”, refere Carlos Gonçalves. “Cruzeiro Seixas, ao longo dos seus 77 anos de carreira, realizou ocasionalmente 'Cadavres-Exquis' com os maiores artistas nacionais, desde a Paula Rego, Mário Cesariny, Mário Botas, Raul Perez, Carlos Calvet, António Areal, etc. Agora, elaborar 25 trabalhos em conjunto com um artista como o Alfredo Luz é inédito. É, sem dúvida, uma exposição imperdível, e seria um disparate não ter muitos visitantes!”, refere o mesmo responsável da galeria ARTVIEW.
Refira-se que em 1925, os surrealistas franceses criaram um jogo coletivo a que deram o nome 'Cadavres-Exquis'. Com base nele, o desenho era dobrado em tantas partes quantos os participantes que, sem verem o trabalho dos outros, tinham de lhe dar continuidade, dando asas à imaginação.
Já na versão portuguesa dos 'Cadáveres Escondidos', os artistas viram o trabalho um do outro. Cruzeiro Seixas e Alfredo Luz inspiraram-se mutuamente para, deste modo, criarem 25 obras.
A inauguração está marcada para o dia 11 de maio, pelas 18h, e contará com a presença dos artistas. A exposição estará em exibição até ao dia 15 de junho.