Foi no início do mês que Portugal recebeu com orgulho a notícia de que a portuguesa Maria do Céu Guerra foi considerada a Melhor Atriz da Europa. Para receber o galardão, aquele que é um dos nomes mais acarinhados e reconhecidos no teatro português deslocou-se até à Macedónia.
Em conversa com o Notícias ao Minuto, a artista, de 75 anos, confessou que recebeu o troféu com "um grande prazer, uma grande honra, grande alegria".
"Conheci gente fantástica, um país que não conhecia, extraordinário de cultura e de energia cultural. Gostei muito de lá estar", continuou, reforçando o quanto ficou feliz com a distinção.
"A princípio achei que talvez o prémio não devesse ser para mim, mas isso é sempre uma atitude estúpida porque das duas uma: ou aceitamos os prémios ou não os aceitamos. Se o aceitamos não podemos interrogar-nos sobre ele. 'Porque é que foi para mim', foi a minha primeira pergunta. Mas não tenho que fazer essa pergunta, eles é que têm de saber", acrescentou, recordando ainda que na hora de receber o prémio foi surpreendida com um texto que "lhe tirou todas as dúvidas que podia ter".